Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5118
Tipo: Monografia
Título: Os insetos na música popular brasileira: a música como estratégia no ensino de entomologia
Autor(es): Kalkmann, Ana Paula
Primeiro Orientador: Linzmeier, Adelita Maria
Resumo: A música está em praticamente todos os lugares onde vamos ou estamos, seja no trabalho, na rua, em casa ou na escola, tendo como função divertir, distrair ou simplesmente relaxar. No contexto escolar a música pode ser uma importante ferramenta didático-pedagógica pois contribui no processo de ensino-aprendizagem. Partindo do conhecimento que a Música Popular Brasileira é rica em diversidade de gêneros e categorias, este trabalho tem seu foco voltado para músicas que contenham em sua letra questões relacionadas aos insetos. Este grupo, amplamente diversificado, tanto em termos de número de espécies quanto das funções que desempenham nos ecossistemas, ainda é visto de maneira pejorativa, principalmente pela falta de conhecimento ou pela divulgação de informações equivocadas a seu respeito. Assim, considerando que a música pode constituir uma ferramenta no âmbito escolar, de tal forma que ela auxilie no ensino, na reflexão de diferentes questões, trazendo o lúdico cada vez mais para dentro das salas de aula, este estudo teve como objetivo analisar canções que abordam em sua letra insetos (ou grupos deste táxon) e a partir disso propor sua utilização como ferramenta de ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia. Para isso foram selecionadas inicialmente 15 canções das quais cinco foram analisadas com base na Análise de Conteúdo. A partir dessas análises, foram desenvolvidas estratégias para utilização em sala de aula (Planos de Atividade). Foi possível verificar que as canções selecionadas abordam vários grupos de insetos como Hemiptera, Siphonaptera, Phthiraptera, Coleoptera, Diptera, Hymenoptera, Blattaria e Lepidoptera mas com uma visão neutra ou negativa do que positiva. Quanto as cinco canções analisadas, em todas foi possível reconhecer o táxon abordado, sendo que as informações apresentadas nos permitem inferir aspectos bioecológicos a seu respeito e em duas os autores apresentam uma visão positiva sobre o grupo tratado. Os Planos de Atividades foram construídos com intenção de trabalhar de forma mais reflexiva, visando desmistificar, informar e mostrar uma visão positiva dos grupos de insetos abordados nas canções, contribuindo assim para uma visão mais apurada e crítica dos estudantes quanto ao real papel dos insetos nos ecossistemas.
Abstract/Resumen: Music is almost everywhere, at work, on the streets, at home or at school, entertaining, distracting or just relaxing us. On the scholar context, music can be an important pedagogical tool, as we believe that it contributes in the teaching and learning process. Knowing that the Brazilian Popular Music (Música popular Brasileira, MPB) is rich and diverse, this work aims at those songs whose lyrics brings up the insects. This group, widely diversified, both in the number of species and in the roles that it plays in the ecosystems, is still seen in a negative or pejorative way for the most of us, mostly because of the lack of knowledge or for the spread of misinformation about it. Thus, considering that music can be an educational tool, helping the teaching process and bringing new questions and the ludic to the classrooms, this study has as its goal to analyse songs that contain insects (or groups of this taxon) in their lyrics and to propose the use of those songs as a teaching-learning tool in science and biology classes. To achieve such a goal, fifteen songs were selected and five were analysed by the Content Analysis methodology. After the analysis,Activities Plans were made as teaching strategies in the classrooms. It was possible to find many different insect groups in the songs, such as: Hemiptera, Siphonaptera, Phthiraptera, Coleoptera, Diptera, Hymenoptera, Blattaria and Lepidoptera, showing ,in most of them a negative or neutral view of the group ,ratter than positive. It was possible to recognize not only the taxon in all the five songs but their bioecological aspects and positive views about the insects in two of the songs. The Activities Plans were built in order to work in a more reflexive way, trying to demystify, inform and show a positive view of the insects from the songs and contributing to an accurate and critical view from the real role of the insects into the ecosystems.
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem
Zoologia
Música Popular
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5118
Data do documento: 28-Jun-2019
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KALKMANN.pdf610,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.