Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5120
Tipo: Monografia
Título: Relação das características do sono no desempenho acadêmico
Autor(es): Dotto, Fernanda Izabel
Primeiro Orientador: Beijamini, Felipe
Resumo: O sono é uma característica comum a todos os organismos vivos que apresentam um sistema nervoso. É conhecida a relação do sono com processos cognitivos, desde sua importância em preparar para o aprendizado como seu papel ativo na consolidação da memória. Sabe-se que estudantes universitários se encontram em momento de transição da adolescência para a vida adulta. Consequentemente vivenciam alterações na organização de sua rotina de sono e vigília, podendo apresentar padrões de sono deficitários. Este trabalho buscou analisar e descrever as características do sono dos estudantes universitários do turno noturno da Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Realeza e sua relação com o rendimento acadêmico. Tal análise foi realizada a partir da aplicação de questionários específicos para avaliação do cronotipo, do sono e sonolência, e da avaliação do desempenho acadêmico, através da obtenção da média geral de notas obtidas no mesmo período da avaliação do sono. A partir dos dados coletados, foram realizadas análises de correlação, e comparação de médias. Os resultados demonstraram que a maioria dos estudantes apresenta má qualidade de sono e sonolência diurna excessiva, contudo esses fatores assim como o cronotipo não demonstraram interferência direta no desempenho acadêmico obtido.
Abstract/Resumen: Sleep is a feature common to all living organisms that have a nervous system. The relation of sleep to cognitive processes is known, from its importance in preparing for learning as its active role in memory consolidation. It is known that college students are in transition from adolescence to adulthood. Consequently, they experience alterations in the organization of their sleep and wake routine, and may present deficient sleep patterns. This work aimed to analyze and describe the sleep characteristics of university students in the night shift of the Federal University of the Frontier South-Campus Realeza and its relation with academic performance. This analysis was based on the application of specific questionnaires for the evaluation of chronotype, sleep and drowsiness, and the evaluation of academic performance by obtaining the general average of scores obtained during the same period of sleep evaluation. From the data collected, correlation analyzes and comparison of means were performed. The results showed that most of the students presented poor sleep quality and excessive daytime sleepiness, however, these factors as well as the chronotype did not show direct interference in the academic performance obtained.
Palavras-chave: Sono
Rendimento Escolar
Ensino Superior
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5120
Data do documento: 18-Jun-2019
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOTTO.pdf945,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.