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Tipo: Monografia
Título: A educação ambiental na compreensão dos professores do ensino fundamental I, de Pranchita - PR
Autor(es): Tonet, Fabiana Aparecida da Silva
Primeiro Orientador: Wirzbicki, Sandra Maria
Resumo: O presente trabalho de pesquisa foi desenvolvido durante o Trabalho de Conclusão de Curso, e emerge da inquietude de conhecer a Educação Ambiental na compreensão dos professores do Ensino Fundamental (EF) I, do município de Pranchita. O ser humano, integrante do meio ambiente, precisa estabelecer uma relação harmoniosa com o meio em que vive, proporcionando resultados positivos para ambos. Nesse sentido, a Educação Ambiental (EA) se faz necessária, para ser capaz de promover mudanças significativas de atitudes para com o meio em que estamos inseridos, mudanças feitas pelos próprios seres humanos, e que podem ser ensinadas e aprendidas dentro do espaço escolar. Desta forma, levantamos a problemática de como a EA está sendo abordada no EF I, na percepção de que ela deve ser parte integrante da formação de indivíduos socialmente críticos, conscientes e sensibilizados para o estabelecimento de uma relação equilibrada entre homem e natureza. A partir dessa problemática, objetivou-se conhecer as compreensões e práticas dos professores acerca da EA no EF I, em Pranchita-PR. Nessa perspectiva, caracteriza-se a pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo. Duas escolas foram visitadas previamente (uma escola de campo e a outra da zona urbana) em que os professores regentes e da disciplina de Ciências foram convidados a participar. Obteve-se a participação de 13 professores (11: zona urbana; 2: zona rural). Na sequência, as entrevistas (compostas por 18 questões voltadas para identificação básica docente e conhecimentos sobre meio ambiente e EA), foram marcadas e realizadas conforme os docentes estivessem dispostos a colaborar. Após, os dados coletados foram transcritos e analisados com base na Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES, 2003), envolvendo três etapas: unitarização, categorização e comunicação. Como resultados, compreendeu-se que a maioria confunde o conceito de EA, ao mesmo tempo que assume apoiá-la e abordá-la em sala de aula, principalmente em situações escolares cotidianas. Além disso, destacam a sua importância e necessidade para o EF I, retratando muitas vezes que não se sentem capazes de abordar essa temática, e que seria necessário alguém formado na área para ensinar EA. Neste sentido, conclui-se que existem ainda muitas dificuldades encontradas pela escola ao abordar EA, mas que mesmo assim, os professores persistem e dentro das suas possibilidades realizam este trabalho. Assim, assumem a tentativa incessante de formar cidadãos pensantes e ativos, buscando mudar a situação calamitosa em que o planeta Terra vive, orientando os estudantes para que sejam transformadores dessa realidade que vivemos e somos os responsáveis.
Abstract/Resumen: The present research was developed during the Course Conclusion Work, and emerges from the concern of knowing Environmental Education in the understanding of Primary School Teachers (EF) I, in the municipality of Pranchita. The human being, an integral part of the environment, must establish a harmonious relationship with the environment in which he lives, providing positive results for both. In this sense, Environmental Education (EE) is necessary, to be able to promote significant changes of attitudes towards the environment in which we are inserted, changes made by human beings themselves, and that can be taught and learned within the school space. In this way, we raise the problem of how EA is being approached in the EF I, in the perception that it must be an integral part of the formation of socially critical individuals, conscious and sensitized for the establishment of a balanced relationship between man and nature. Based on this problem, the objective was to know the teachers' understandings and practices about EE in EF I, in Pranchita-PR. From this perspective, qualitative and quantitative research is characterized. Two schools were visited previously (one field school and the other in the urban zone) in which the regent and science teachers were invited to participate. The participation of 13 teachers (11: urban area, 2: rural area). Afterwards, the interviews (composed of 18 questions aimed at basic teacher identification and knowledge about the environment and AE) were marked and carried out as the teachers were willing to collaborate. Afterwards, the collected data were transcribed and analyzed based on the Discursive Textual Analysis (ATD) (MORAES, 2003), involving three steps: unitarization, categorization and communication. As a result, it was understood that most confuse the concept of EE, at the same time as it assumes support and approach in the classroom, especially in everyday school situations. In addition, they highlight their importance and need for EF I, often portraying that they do not feel able to address this issue, and that it would require someone trained in the area to teach AS. In this sense, it is concluded that there are still many difficulties encountered by the school in tackling AD, but that even so, teachers persist and within their possibilities carry out this work. Thus they take on the incessant attempt to train thinking and active citizens, seeking to change the calamitous situation in which the planet Earth lives, directing the students to be transformers of this reality that we live and we are responsible.
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem
Educação Ambiental
Ensino Fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5124
Data do documento: 28-Nov-2018
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

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