Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5127
Type: Monografia
Title: Audiodescrição: tecnologia educativa como estratégia metodológica para o ensinar e aprender na perspectiva da educação inclusiva
Author: Silva, Angélica da
First advisor: Garcia, Ronaldo Aurélio Gimenes
Resume: O assunto inclusão escolar de alunos com deficiência visual, ainda é bastante polêmico na esfera educacional, pois são inúmeras as questões geradas em torno das práticas pedagógicas inclusivas. No entanto sabemos que na contemporaneidade, o professor tem como finalidade mediar e possibilitar a construção de conhecimentos para todos os alunos. Inserida, portanto, no âmbito da perspectiva inclusiva, esta pesquisa, teve como foco, o processo de construção de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência visual. Dessa forma buscamos compreender como a audiodescrição medeia à construção de conhecimentos por pessoas com deficiência visual e/ou baixa visão, bem como para os videntes. O objetivo desta pesquisa consiste compreender o uso da audiodescrição como recurso de mediação na prática pedagógica, procurando identificar se o emprego desse recurso contribui para a potencialização do ensino e aprendizado para os alunos com deficiência visual bem como para os videntes. Realizou-se a pesquisa no Colégio Estadual Rocha Pombo – EFM Normal, situado no município de Capanema - PR. A proposta dessa pesquisa para ampliar os estudos sobre a audiodescrição teve sua metodologia estruturada por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo, por meio de uma pesquisa-ação. A partir dos objetivos a serem alcançados, optamos por definir a pesquisa como sendo exploratória e descritiva. Os resultados demonstraram para fins educacionais a audiodescrição configura-se como uma nova forma de abordagem de Tecnologia Assistiva, sendo um recurso de acessibilidade comunicacional que expande o entendimento das pessoas com e sem deficiência visual. Por fim, as mudanças na atitude das pessoas envolvidas nas ações educadoras podem facilitar esse processo inclusivo.
Abstract: The subject of school inclusion of students with visual impairment is still quite controversial in the educational sphere, since there are innumerable questions generated around inclusive pedagogical practices. However we know that in contemporary times, the teacher has the purpose to mediate and enable the construction of knowledge for all students. Inserted, therefore, within the scope of the inclusive perspective, this research focused on the process of construction of teaching and learning of people with visual impairment. In this way we seek to understand how audiodescription mediates the construction of knowledge by people with visual impairment and / or low vision, as well as for the visionaries. The aim of this research is to understand the use of audio description as a mediation resource in pedagogical practice, trying to identify if the use of this resource contributes to the potential of teaching and learning for students with visual impairment as well as for the visionaries. The research was carried out at the Rocha Pombo State College - Normal EFM, located in the municipality of Capanema - PR. The proposal of this research to broaden the studies on audiodescription had its methodology structured through a qualitative research, through an action research. From the objectives to be achieved, we chose to define the research as exploratory and descriptive. The results demonstrated for educational purposes audiodescription is a new form of Assistive Technology approach, being a communicational accessibility feature that expands the understanding of people with and without visual impairment. Finally, changes in the attitude of the people involved in the educative actions can facilitate this inclusive process.
Keywords: Tecnologia Educacional
Inclusão Escolar
Ensino e Aprendizagem
Deficiência Visual
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5127
Issue Date: 10-Dec-2018
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA.pdf626.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.