Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5137
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Garcia, Ronaldo Aurélio Gimenes-
dc.creatorAlberton, Diandra Maíne Foss-
dc.date2017-12-06-
dc.date.accessioned2022-03-09T19:18:45Z-
dc.date.available2022-03-09T19:18:45Z-
dc.date.issued2017-12-06-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5137-
dc.description.abstractOver the years different theoretical assumptions were put into practice guiding the lives of the disabled: exclusion, segregation, integration and finally inclusion. The present research analyzed how the process of school inclusion of a deaf student is being developed in a regular public school in the city of Pérola D'Oeste / PR. This is a qualitative research, in which was performed a case study with an included deaf student, whereas the perspective of the school, the family and even the deaf student. From the analyzed data it is considered that the physical spaces and the documentary part are already adapted to inclusion, however, improvements are necessary, involving both the curriculum and the interaction between those involved.pt_BR
dc.description.resumoNo decorrer dos anos diferentes pressupostos teóricos foram colocados em prática norteando a vida dos deficientes: exclusão, segregação, integração e por fim a inclusão. A pesquisa avaliou como está sendo desenvolvido o processo de inclusão escolar de um aluno com surdez em uma escola pública regular da cidade de Pérola D‟Oeste/PR. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizado estudo de caso com um aluno surdo incluso, levando em consideração a perspectiva da escola, da família e do próprio aluno incluso. A partir dos dados analisados considera-se que os espaços físicos e a parte documental já estão adaptados a inclusão, entretanto, melhorias são necessárias, envolvendo tanto o currículo como a interação entre envolvidos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2022-02-24T16:48:55Z No. of bitstreams: 1 ALBERTON.pdf: 378779 bytes, checksum: f03cfe5070810264975ead58e32b243d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-09T19:18:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ALBERTON.pdf: 378779 bytes, checksum: f03cfe5070810264975ead58e32b243d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-09T19:18:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALBERTON.pdf: 378779 bytes, checksum: f03cfe5070810264975ead58e32b243d (MD5) Previous issue date: 2017-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
dc.subjectEstudo de Casopt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.titleA inclusão de um aluno surdo: estudo de caso na cidade de Pérola D'Oeste / PRpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALBERTON.pdf369,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.