Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5137
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Garcia, Ronaldo Aurélio Gimenes | - |
dc.creator | Alberton, Diandra Maíne Foss | - |
dc.date | 2017-12-06 | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-09T19:18:45Z | - |
dc.date.available | 2022-03-09T19:18:45Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-06 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5137 | - |
dc.description.abstract | Over the years different theoretical assumptions were put into practice guiding the lives of the disabled: exclusion, segregation, integration and finally inclusion. The present research analyzed how the process of school inclusion of a deaf student is being developed in a regular public school in the city of Pérola D'Oeste / PR. This is a qualitative research, in which was performed a case study with an included deaf student, whereas the perspective of the school, the family and even the deaf student. From the analyzed data it is considered that the physical spaces and the documentary part are already adapted to inclusion, however, improvements are necessary, involving both the curriculum and the interaction between those involved. | pt_BR |
dc.description.resumo | No decorrer dos anos diferentes pressupostos teóricos foram colocados em prática norteando a vida dos deficientes: exclusão, segregação, integração e por fim a inclusão. A pesquisa avaliou como está sendo desenvolvido o processo de inclusão escolar de um aluno com surdez em uma escola pública regular da cidade de Pérola D‟Oeste/PR. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizado estudo de caso com um aluno surdo incluso, levando em consideração a perspectiva da escola, da família e do próprio aluno incluso. A partir dos dados analisados considera-se que os espaços físicos e a parte documental já estão adaptados a inclusão, entretanto, melhorias são necessárias, envolvendo tanto o currículo como a interação entre envolvidos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2022-02-24T16:48:55Z No. of bitstreams: 1 ALBERTON.pdf: 378779 bytes, checksum: f03cfe5070810264975ead58e32b243d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-09T19:18:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ALBERTON.pdf: 378779 bytes, checksum: f03cfe5070810264975ead58e32b243d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-09T19:18:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALBERTON.pdf: 378779 bytes, checksum: f03cfe5070810264975ead58e32b243d (MD5) Previous issue date: 2017-12-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Realeza | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Estudo de Caso | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.title | A inclusão de um aluno surdo: estudo de caso na cidade de Pérola D'Oeste / PR | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALBERTON.pdf | 369,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.