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Tipo: Monografia
Título: Educação inclusiva para alunos cegos: a utilização de modelos didáticos concretos no ensino de biologia
Autor(es): Menin, Martha
Primeiro Orientador: Garcia, Ronaldo Aurélio Gimenes
Resumo: Existem vários tipos de deficiências que limitam o desenvolvimento harmônico do individuo devido aos obstáculos encontrados em seu cotidiano, uma delas é a deficiência visual, sendo caracterizada pela cegueira total ou diminuição da visão em 40% a 60%. Apesar das dificuldades encontradas pelos deficientes visuais, muitos pesquisadores afirmam que eles possuem a mesma capacidade de aprendizagem que indivíduos normovisuais, podendo assim frequentar escolas de ensino regular. Para promover a inclusão escolar, os professores podem utilizar materiais específicos e métodos diferenciados que auxiliam o deficiente visual em seu desenvolvimento escolar, como a utilização do sistema Braille e Sorobã, a exploração dos órgãos dos sentidos, e desenvolvimento de modelos didáticos concretos. A presente pesquisa visou avaliar a efetividade de modelos didáticos concretos confeccionados para a disciplina Biologia. Tais modelos foram confeccionados com materiais de fácil acesso e baixo custo e foram aplicados com uma aluna do 3º ano do ensino médio de uma escola regular. A avaliação dos modelos foi realizada por meio de questionários que foram respondidos pela aluna cega inclusa, a professora da disciplina e cinco alunas videntes. Conclui-se com esta pesquisa que os modelos didáticos foram de grande relevância para a aprendizagem da aluna, pois possibilitaram a compreensão do abstrato e facilitaram a realização de atividades da disciplina. Destaca-se assim a importância da reflexão docente sobre o processo de inclusão e a criação e utilização de meios que facilitam o ensino e aprendizagem de alunos cegos.
Abstract/Resumen: There are several types of disabilities that limit the harmonic development of the individual due to obstacles found in their daily life, one of them is visual impairment, characterized by total blindness or decreased vision by 40% to 60%. Despite the difficulties found by the visually impaired, many researchers affirm that they have the same learning ability as normovisual individuals and can attend regular schools. To promote school inclusion, teachers can use specific materials and differentiated methods that assist the visually impaired in their school development, as the use of Braille and Soroban, the exploration of sense organs, and the development of concrete didactic models. The present research aimed to evaluate the effectiveness of concrete didactic models made for the Biology discipline. These models were made with materials of easy access and low cost and were applied with a student of the 3rd year of high school of a regular school. The evaluation of the models was done by questionnaires that were answered by the included blind student, the teacher of the discipline and five sighted students. It is concluded with this research that the didactic models were of great relevance for the student's learning, because they made possible the understanding of the abstract and facilitated the realization of activities of the discipline. This highlights the importance of teacher reflection on the inclusion process and the creation and use of means that facilitate the teaching and learning of blind students.
Palavras-chave: Pessoas com Deficiência Visual
Inclusão Escolar
Ensino e Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5140
Data do documento: 10-Nov-2017
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

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