Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5149
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cacciamani, Jackson Luís Martins-
dc.contributor.advisor2Fioresi, Claudia Almeida-
dc.creatorCaxambú, Fabíola-
dc.date2021-10-13-
dc.date.accessioned2022-03-09T19:37:35Z-
dc.date.available2022-03-09T19:37:35Z-
dc.date.issued2021-10-13-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5149-
dc.description.abstractThe present work began with questions that emerged in the Supervised Curriculum Internships in Science and Chemistry Teaching, especially after the use of Information and Communication Technology in remote education resulting from the Covid-19 pandemic. The process of remote learning together with ICT generated doubts regarding how much they could help during classes and how they were being used in this new format in Science Education and Chemistry Education. The methodology adopted in this research was a bibliographic survey using the Google Academic platform in journals in the area, with keywords, stipulating the period from March 2020 to May 2021. Data were analyzed qualitatively through Discursive Textual Analysis (ATD) reaching a final corpus of 14 articles found, which helped in the research process. Through ATD, it made it possible to create a research process, reaching five units of analysis and consequently in three categories, managing to understand and find notes resulting from the entire ICT process in this context. Through the categories of analysis found, one in particular demonstrated the urgent need to renew public policies, remodel the proposals for continuing education and the need for studies. Finally, the need to understand how we were affected by the change in teaching and finally that the teacher feels that he belongs to the learning process, giving him back his autonomy within the classroom.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho iniciou como questionamentos que emergiram nos Estágios Curriculares Supervisionados no Ensino de Ciências e Química, em especial após o uso de Tecnologia de Informação e Comunicação no ensino remoto decorrentes da pandemia do Covid-19. O processo do ensino remoto juntamente com as TIC gerou dúvidas em relação ao quanto elas poderiam auxiliar durante as aulas e como estavam sendo utilizadas, neste novo formato na Educação em Ciências e na Educação em Química. A metodologia adotada nesta pesquisa, foi um levantamento bibliográfico utilizando a plataforma do Google Acadêmico em periódicos da área, com palavras-chaves, estipulando o período de março de 2020 a maio de 2021. Os dados foram analisados de forma qualitativa por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) chegando em um corpus final de 14 artigos encontrados, que auxiliaram no processo da pesquisa. Por meio da ATD possibilitou criar um processo de pesquisa, chegando a cinco unidades de análise e consequente em três categorias, conseguindo compreender e encontrar apontamentos resultantes de todo o processo de TIC neste contexto. Através das categorias de análises encontradas, uma em especial demonstrou a necessidade urgente de renovação de políticas públicas, remodelar as propostas de formação continuada e a necessidade de estudos. Por fim, a necessidade de compreender de que forma fomos afetados com a mudança de ensino e por fim que o professor se sinta pertencente ao processo de aprendizagem devolvendo a ele sua autonomia dentro de sala de aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2022-02-14T21:58:42Z No. of bitstreams: 1 CAXAMBU.pdf: 811402 bytes, checksum: 5a42aa0e5551f526a65674a6eafe9f72 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br), reason: Informo que o TCC "A importância das TIC num contexto de pandemia do COVID-19: uma pesquisa bibliográfica em periódicos da área da educação em ciências" foi rejeitado no Repositório Digital pois o documento inserido foi o Termo de Permissão de Acesso ao Documento e não o trabalho completo. on 2022-03-07T18:31:32Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2022-03-07T19:08:54Z No. of bitstreams: 1 CAXAMBU.pdf: 674398 bytes, checksum: 5b614366cb8196a4303390cdc73f9cab (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-03-09T19:37:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CAXAMBU.pdf: 674398 bytes, checksum: 5b614366cb8196a4303390cdc73f9cab (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-09T19:37:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CAXAMBU.pdf: 674398 bytes, checksum: 5b614366cb8196a4303390cdc73f9cab (MD5) Previous issue date: 2021-10-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.titleA importância das TIC num contexto de pandemia do COVID-19: uma pesquisa bibliográfica em periódicos da área da educação em ciênciaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAXAMBU.pdf658,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.