Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5149
Type: Monografia
Title: A importância das TIC num contexto de pandemia do COVID-19: uma pesquisa bibliográfica em periódicos da área da educação em ciências
Author: Caxambú, Fabíola
First advisor: Cacciamani, Jackson Luís Martins
metadata.dc.contributor.advisor2: Fioresi, Claudia Almeida
Resume: O presente trabalho iniciou como questionamentos que emergiram nos Estágios Curriculares Supervisionados no Ensino de Ciências e Química, em especial após o uso de Tecnologia de Informação e Comunicação no ensino remoto decorrentes da pandemia do Covid-19. O processo do ensino remoto juntamente com as TIC gerou dúvidas em relação ao quanto elas poderiam auxiliar durante as aulas e como estavam sendo utilizadas, neste novo formato na Educação em Ciências e na Educação em Química. A metodologia adotada nesta pesquisa, foi um levantamento bibliográfico utilizando a plataforma do Google Acadêmico em periódicos da área, com palavras-chaves, estipulando o período de março de 2020 a maio de 2021. Os dados foram analisados de forma qualitativa por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) chegando em um corpus final de 14 artigos encontrados, que auxiliaram no processo da pesquisa. Por meio da ATD possibilitou criar um processo de pesquisa, chegando a cinco unidades de análise e consequente em três categorias, conseguindo compreender e encontrar apontamentos resultantes de todo o processo de TIC neste contexto. Através das categorias de análises encontradas, uma em especial demonstrou a necessidade urgente de renovação de políticas públicas, remodelar as propostas de formação continuada e a necessidade de estudos. Por fim, a necessidade de compreender de que forma fomos afetados com a mudança de ensino e por fim que o professor se sinta pertencente ao processo de aprendizagem devolvendo a ele sua autonomia dentro de sala de aula.
Abstract: The present work began with questions that emerged in the Supervised Curriculum Internships in Science and Chemistry Teaching, especially after the use of Information and Communication Technology in remote education resulting from the Covid-19 pandemic. The process of remote learning together with ICT generated doubts regarding how much they could help during classes and how they were being used in this new format in Science Education and Chemistry Education. The methodology adopted in this research was a bibliographic survey using the Google Academic platform in journals in the area, with keywords, stipulating the period from March 2020 to May 2021. Data were analyzed qualitatively through Discursive Textual Analysis (ATD) reaching a final corpus of 14 articles found, which helped in the research process. Through ATD, it made it possible to create a research process, reaching five units of analysis and consequently in three categories, managing to understand and find notes resulting from the entire ICT process in this context. Through the categories of analysis found, one in particular demonstrated the urgent need to renew public policies, remodel the proposals for continuing education and the need for studies. Finally, the need to understand how we were affected by the change in teaching and finally that the teacher feels that he belongs to the learning process, giving him back his autonomy within the classroom.
Keywords: Ensino e Aprendizagem
Educação a Distância
Tecnologia Educacional
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5149
Issue Date: 13-Oct-2021
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAXAMBU.pdf658,59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.