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Tipo: Dissertação
Título: O conceito de jogos de linguagem nas investigações filosóficas
Autor(es): Pereira, Daiane Lemes
Primeiro Orientador: Fatturi, Arturo
Primeiro membro da banca: Valle, Bortolo
Segundo membro da banca: Donat, Mirian
Terceiro membro da banca: Peron, Newton M.
Resumo: O objetivo da presente dissertação é refletir sobre o conceito de jogos de linguagem, elaborado por Ludwig Wittgenstein na obra Investigações Filosóficas, e, a partir desta reflexão, lançar luz ao modo de olhar para o ‘fazer filosófico’, que o vê como uma atividade terapêutica de cura ao dogmatismo filosófico, capaz de adoecer qualquer um de nós, tamanha perplexidade que assume perante as coisas da vida. Com vistas ao nosso propósito, a divisão da pesquisa, em capítulos, se dá da seguinte maneira: i) no primeiro capítulo tratamos da questão “Para onde apontam os jogos de linguagem?”. Veremos, primeiramente, que os jogos de linguagem apontam para um contexto que envolve, por um lado, uma imagem essencialista da linguagem, não como uma teoria filosófica do significado, mas como uma estrutura de pensamento que está por detrás de inúmeras teorias filosóficas. Por outro lado, o contexto apontado envolve o conceito que fundamenta esta imagem essencialista da linguagem, a saber, o conceito de ‘ostensão’. De encontro a isso, expomos o argumento de Wittgenstein de que o significado das palavras vem do uso que fazemos delas, os quais são apreendidos a partir de treinamento e ensino; ii) uma vez apontado esse contexto, no segundo capítulo examinamos o conceito de Wittgenstein a partir da questão: “O que são os jogos de linguagem?”, para com isso entender sob que condições poderíamos solicitar uma definição definitiva para o conceito de jogos de linguagem. Neste momento da discussão mostramos que a definição de jogos de linguagem, fornecida por Wittgenstein, não funciona da mesma maneira como funciona a definição, quando dada sob a orientação da imagem essencialista da linguagem. Esta etapa é necessária para demonstrar que o conceito de jogos de linguagem é apresentado a partir de um conjunto de exemplificações. Em defesa deste ponto, a noção de regras é introduzida e a analogia da linguagem com os jogos, feita por Wittgenstein, é detalhada; iii) no terceiro capítulo, abordamos o tema a partir da questão: “Para que servem os jogos de linguagem?”, o que nos permite desenvolver melhor o estudo acerca das regras, segundo a visão de Wittgenstein. Para tanto, nosso foco é voltado para a ideia de “seguir regras”, contida nas seções 185 a 242 das Investigações ; iv) no quarto, e último, capítulo a discussão sobre filosofia como atividade terapêutica gramatical, é uma forma de apresentar os resultados alcançados pelo desenvolvimento da pesquisa, entendendo que se estes resultados, se esta pesquisa, tem algum valor, este valor pode ser associado à mudança proposta para o modo de ver e fazer filosofia, transformado à medida em que se aplica o método terapêutico da filosofia de Wittgenstein. A conclusão a que chegamos, com este trabalho, é que o conceito de jogos de linguagem, além de desempenhar um papel central nas mudanças da perspectiva filosófica de Wittgenstein, abriu o devido espaço para que outros modos de olhar, e se relacionar com a linguagem, fossem apresentados e admitidos como válidos e legítimos modos de ver e agir filosoficamente com a linguagem.
Abstract/Resumen: The aim of this dissertation is to reflect about concept of language games , developed by Ludwig Wittgenstein in the book Philosophical Investigations , and, based on this reflection, to shed light on the way of looking at 'philosophical doing', which sees it as an activity therapeutic treatment of philosophical dogmatism, capable of making any of us ill, such perplexity that it assumes in the face of the things of life. With a view to our purpose, the division of the research, into chapters, is as follows: i) in the first chapter we deal with the question “Where do language games point to?”. First, we are going to see that language games point to a context that involves, on the one hand, an essentialist image of language, not as a philosophical theory of meaning, but as a framework of thought that underlies numerous philosophical theories. On the other hand, the context pointed out involves the concept that grounds this essentialist image of language, namely, the concept of 'ostension'. Against this, we expose Wittgenstein's argument that the meaning of words comes from the use we make of them, which are learned through training and teaching; ii) once this context is pointed out, in the second chapter we examine Wittgenstein's concept based on the question: “What are language games?”, in order to understand under what conditions we could request a definitive definition for the concept of language games. At this point in the discussion we show that the definition of language games, provided by Wittgenstein, does not work in the same way as the definition, when given under the guidance of the essentialist image of language. This step is necessary to demonstrate that the concept of language games is presented from a set of examples. In defense of this point, the notion of rules is introduced and Wittgenstein's analogy of language and games is detailed; iii) in the third chapter, we approach the theme from the question: “What are language games for?”, which allows us to better develop the study about rules, according to Wittgenstein's view. To that end, our focus is on the idea of “following the rules” contained in sections 185 to 242 of the Investigations ; iv) in the fourth and last chapter, the discussion on philosophy as a grammatical therapeutic activity, is a way of presenting the results achieved by the development of the research, understanding that if these results, if this research, has any value, this value can be associated to the proposed change to the way of seeing and doing philosophy, transformed as the therapeutic method of Wittgenstein's philosophy is applied. The conclusion we reached out with this work is that the concept of language games, in addition to playing a central role in the changes in Wittgenstein’s philosophical perspective, opened the route for other ways to look and relating ourselves with language and with the philosophical activity.
Palavras-chave: Linguagem
Filosofia
Wittgenstein
Jogos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5215
Data do documento: 25-Fev-2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Filosofia

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