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Tipo: Dissertação
Título: Autoavaliação docente e sua utilização por professores da educação básica: possibilidades e desafios
Autor(es): Bordin, Aline Paula Pochmann
Primeiro Orientador: Silva, Ivone Maria Mendes
Primeiro membro da banca: Cristofoli, Maria Silvia
Segundo membro da banca: Fávero, Altair Alberto
Resumo: Na atualidade, o cenário educacional brasileiro tem se apresentado desafiador. Muitos são os fatores que tornam a educação em nosso país alvo de questionamentos, e o professor está no cerne dessas discussões, visto que a prática pedagógica é determinante na trajetória de muitos estudantes, podendo refletir na permanência e no desempenho destes na escola. Uma importante ferramenta na superação desses desafios pode ser a autoavaliação, por meio da qual o professor tem a oportunidade de refletir sobre a sua prática, em uma busca constante pelo aperfeiçoamento profissional e pela qualificação do ensino ofertado aos estudantes. A presente pesquisa teve como objetivo principal compreender como o tema autoavaliação docente tem sido problematizado na área da Educação. Buscou-se investigar, a partir de narrativas escritas produzidas por professores/as e coordenadores/as pedagógicos/as atuantes na educação básica, como estes concebem a autoavaliação docente e se esta é uma prática presente no cotidiano de trabalho desses/as profissionais. Outro objetivo da pesquisa foi analisar se e como a autoavaliação é uma questão que vem sendo abordada na formação inicial e/ou continuada dos/as professores/as, uma vez que, esta pesquisa esta inserida num Mestrado Profissional em Educação poderiam ser levantadas indicações pertinentes à sua adequada inserção no currículo dos cursos de formação de professores no contexto brasileiro. Para tanto, foi utilizado como aporte metodológico a pesquisa bibliográfica, e a pesquisa empírica, que foi desenvolvida mediante uso de questionários e diários reflexivos como prática de autoavalição. Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que a autoavaliação docente é um tema pouco presente na rotina de trabalho dos/as professores/as; quando praticada, é de forma obrigatória, sem aprofundamento e objetivos desejáveis. A falta de tempo e o pouco conhecimento, visto que esta temática não costuma fazer parte das formações docentes, tanto iniciais quanto continuadas, são os principais fatores que levam a essa situação. Apesar desse panorama, os/as professores/as participantes dessa pesquisa relatam ser positiva a prática de autoavaliação de forma sistematizada, a partir de instrumentos como o diário reflexivo, que possibilitam um distanciamento e posterior reflexividade de suas práticas e postura docente. Conclui-se que a autoavaliação docente reflete positivamente e envolve toda a comunidade escolar, podendo ser uma aliada na busca por uma educação de qualidade. Contudo, cabe familiarização e formação urgente em relação a esta temática tão complexa e significativa.
Abstract/Resumen: At present, the Brazilian educational scenario has been challenging. There are many factors that make education in our country subject to questioning, and the teacher is at the heart of these discussions, since pedagogical practice is determinant in the trajectory of many students, and can reflect on their permanence and their performance in school. An important tool in overcoming these challenges may be self-assessment through which the teacher has the opportunity to reflect on his practice, in a constant search for the professional improvement and the qualification of the education offered to the students. The main objective of this research was to understand how the topic of teacher self - evaluation has been problematized in the area of Education. It was sought to investigate, from written narratives produced by teachers and pedagogical coordinators working in basic education, how they conceive of teacher self-assessment and whether this is a practice present in the daily work of these professionals. Another objective of the research was to analyze if and how self-assessment is an issue that has been addressed in the initial and / or continuous training of teachers, once this research is inserted in a Professional Master in Education could be raised indications pertinent to its proper insertion in the curriculum of teacher training courses in the Brazilian context.For that, a bibliographical research was used as a methodological contribution, and the empirical research was developed through the use of questionnaires and reflexive diaries as a practice of self-assessment. Based on the results obtained, it can be concluded that teacher self-assessment is a little present in the teachers' work routine; when practiced, is mandatory, without deepening and desirable objectives. The lack of time and the lack of knowledge, since this theme is not usually part of the initial or continuing education, are the main factors that lead to this situation. Despite this scenario, the teachers participating in this research report that the practice of self-assessment in a systematized manner is positive, based on instruments such as the reflective diary, which allow for a distancing and later reflexivity of their practices and teaching posture. It is concluded that teacher self-assessment reflects positively and involves the whole school community, and can be an ally in the search for a quality education. However, there is a need for familiarization and urgent training regarding this complex and significant issue.
Palavras-chave: Autoavaliação docente
Reflexão
Formação
Diário Reflexivo
Profissionalização docente
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5235
Data do documento: Ago-2019
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

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