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Tipo: Dissertação
Título: Desafios da prática pedagógica do professor dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de inclusão de estudantes com deficiência
Autor(es): Javornik, Guacira de Ávila
Primeiro Orientador: Loss, Adriana Salete
Primeiro membro da banca: Cristofoli, Maria Silvia
Segundo membro da banca: Pieczkowski, Tania Mara Zancanaro
Resumo: Esta pesquisa, com foco na Educação Inclusiva, aborda o desafio do trabalho dos professores com estudantes com deficiência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, com base na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Está inserida na linha de pesquisa em Processos Pedagógicos, Políticas e Gestão Educacional, do Curso de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. A motivação pela escolha do tema surge da trajetória pessoal e profissional na Educação Especial e das experiências em cursos de formação com professores dos Anos Iniciais, nos quais a Educação Inclusiva sempre foi motivo de muitos debates. Atualmente, é um direito incontestável e precisa avançar no processo educacional dos estudantes com deficiência. Desse modo, é indispensável que as escolas aprimorem suas práticas pedagógicas, valorizando e reconhecendo as diferenças. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como problema de investigação: Quais são os desafios do trabalho pedagógico com estudantes com deficiência nos Anos Iniciais de escolas municipais de Erechim, RS? Para compreensão dessa problemática, como eixo norteador define-se o objetivo de identificar os desafios do trabalho pedagógico com estudantes com deficiência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I em escolas municipais do município de Erechim, a fim de se propor uma formação continuada que contribua com o processo de inclusão nas escolas. Assim, o estudo caracteriza-se como pesquisa qualitativa, interpretativa e descritiva. Em relação aos instrumentos de coleta de dados utilizados, a opção se dá pelas observações com roteiro sistematizado, Diário de Bordo e entrevistas semiestruturadas. A partir dessa delimitação metodológica, a pesquisa acontece em duas escolas municipais de Erechim, em turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, com estudantes com deficiência matriculados. A análise dos dados fundamenta-se em Bardin (2002), com interpretação das comunicações e investigação dos seus sentidos. Por fim, busca-se a reflexão em torno dos dados obtidos no estudo, bem como uma resposta ao problema em questão. A pesquisa aponta as dificuldades dos professores, tais como: organização das atividades que correspondem às necessidades do aluno com deficiência; preocupação com o trabalho pedagógico em sala de aula para incluir todos os estudantes; falta de formação continuada no que tange à incerteza diante da inclusão e da integração; necessidade de conhecer mais sobre a deficiência; importância das diferentes estratégias na sala de aula. Assim, o estudo evidencia, fundamentalmente, a premência de formação continuada específica sobre as deficiências atendidas em sala de aula, a fim de auxiliar os professores dos Anos Iniciais, bem como contribuir para melhoria da proposta de Educação Inclusiva no município de Erechim.
Abstract/Resumen: This research, which focuses on Inclusive Education, approaches the challenge of the teacher’s work with students with disabilities in the initial years of elementary school based on the National Policy on Special Education in the Perspective of Inclusive Education. It is inserted in the line of research in Pedagogical Processes, Politics and Educational Management, of the Professional Master's Degree in Education of the Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim campus. The motivation for the theme’s choosing arises from the personal and professional trajectory on the special education field and from the experience gained by formation courses with teachers from the initial years, in which Inclusive Education was always a debatable matter. Presently, it is an incontestable right and needs to advance in the educational process of students with disabilities. In this way, it is essential that schools improve their pedagogical practices, valuing and recognizing the differences. On this perspective, this research has the following investigation problem: Wich are the challenges of pedagogical work with students with disabilities in the initial years in the municipal schools of Erechim, RS? In order to comprehend this problematic, the guiding axis defines the objective of identifying the challenges of pedagogical work with students with disabilities in the initial years of elementary education in municipal schools in the municipality of Erechim, in order to propose a continuous education that contributes to the process of inclusion in schools. Thus, the study is characterized as qualitative, interpretative and descriptive research. In relation to the instruments of data collection used, the option is given by the observations with systematized script, logbook and semi-structured interviews. Starting from this methodological delimitation, the research happens in two Erechim’s municipal schools, in classes of the initial years of elementary education, with disabled students enrolled. The data analysis is based on Bardin (2002), with interpretation of communications and investigation of their senses. Finally, it pursuits the reflection around the data obtained in the study, as well as an answer to the problem in question. The research points out the teachers difficulties, such as: organization of activities that correspond to the needs of the student with a disability; concern with pedagogical classroom work to include all students; lack of continuous formation regarding uncertainty around inclusion and integration; the necessity of knowing more about the disabilities; the importance of different strategies in the classroom. Thereby, the study evidences, fundamentally, the need for specific continuous education on the deficiencies served in the classroom in order to assist teachers in the early years, as well as to contribute to the improvement of the Inclusive Education proposal in the municipality of Erechim.
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Práticas pedagógicas
Formação continuada
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5237
Data do documento: Ago-2018
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

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