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Tipo: Dissertação
Título: O si-mesmo e os outros: um estudo sobre a teoria da identidade narrativa em Paul Ricoeur, sua dimensão ética e seus desdobramentos para os Estudos Culturais
Autor(es): Pagnussat, Janessa
Primeiro Orientador: Brzozowski, Jerzy André
Primeiro membro da banca: Souza, Fábio Francisco Feltrin de
Segundo membro da banca: Silva, Ivone Maria Mendes
Terceiro membro da banca: Corá, Elsio José
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade apresentar e compreender a teoria da identidade narrativa em Paul Ricoeur, discutir suas implicações éticas e pensar possíveis desdobramentos e consequências para as perspectivas dos Estudos Culturais na relação interdisciplinar. O que é a identidade narrativa? O que de fato podemos designar como identidade? Qual a influência do Outro na identidade de cada pessoa? Ainda faz sentido falar sobre o conceito de identidade narrativa na contemporaneidade? Ricoeur procura definir, ao longo de suas obras, a construção da identidade narrativa. Em Tempo e Narrativa I, se utiliza das Confissões de Santo Agostinho e da Poética de Aristóteles para destacar a aporia do tempo e a teoria do mythos como elementos para a narrativa. O tempo só pode ser medido quando narrado. Portanto, o mythos é trazido como meio para configurar o enredo da história. Ricoeur concebe a narrativa em analogia com uma teoria sobre a ficção, em que os fatos são ordenados configurando o enredo. Portanto, à medida que o sujeito narra, constrói também sua identidade narrativa, e isso ocorre a partir da Mímese I, Mímese II e Mímese III. Então, na obra O si-mesmo como outro, ele define a identidade narrativa através da compreensão do si pela dialética entre mesmidade e ipseidade. A ipseidade é dada a partir da autorreflexão do si com relação ao Outro. A identidade narrativa são desdobramentos de um sujeito que se volta para si mesmo para escrever sua própria história de vida, mas como Outro, resultando na “pequena ética”. Ricoeur define a “pequena ética” como a visada da vida boa com e para outrem em instituições justas. Por meio da apropriação da teoria aristotélica, Ricoeur visa o Outro como fim para adquirir a vida boa como estima de si pela solicitude. Posteriormente, são trazidos alguns autores vinculados às perspectivas dos Estudos Culturais para estabelecer algumas objeções e aproximações com a teoria ricoeuriana. Pierre Bourdieu critica a ilusão biográfica vinculada ao senso comum, dada como uma artificialidade e inadequada para fins de dados de pesquisa. Stuart Hall, Kathryn Woodward, Tomaz Tadeu da Silva descrevem a questão da identidade na contemporaneidade. De acordo com esses autores, há uma fragmentação e multiplicidade de identidades, em que não é mais possível manter uma identidade única e coesa ao longo do tempo. Por isso, se torna importante a discussão e a pesquisa de um tema contemporâneo tão relevante para a área das Ciências Humanas. As determinações sociais são suficientes para a construção da identidade pessoal? Se a identidade é só um conjunto de determinações sociais, o que diferencia um sujeito de outro que esteja sujeito às mesmas determinações sociais? Tentaremos responder essas perguntas à luz da teoria da identidade narrativa proposta por Ricoeur. Portanto, as determinações sociais, a linguagem e a questão da performatividade são alguns elementos que serão discutidos a partir destas aproximações entre as perspectivas dos Estudos Culturais e a teoria da identidade narrativa de Ricoeur.
Abstract/Resumen: This work intends to present and analyze Paul Ricoeur’s theory of narrative identity, discussing its ethical implications and drawing some entailments for the field of Cultural Studies in an interdisciplinary key. What is narrative identity? What can we in fact designate as identity? What is the influence of the Other in each person’s identity? Does it still make sense to talk about narrative identity in Contemporary history? Ricoeur seeks to define, throughout his work, the construction of narrative identity. In Time and Narrative I, drawing upon Augustine’s Confessions and Aristotle’s Poetics, Ricoeur highlights the aporia of time and the theory of mythos as elements for narrative. Time can only be measured when narrated. Therefore, mythos is the configuration of the narrative’s plot. The construction of identity through narrative operates by what Ricoeur calls Mimesis I, II and III. In his Oneself as Another, Ricoeur defines narrative identity as the understanding of self through a dialectic between sameness and ipseity. Ipseity is given through reflection of the self in relation to the Other. Narrative identity is the unfolding of a subject who writes his autobiography, but as Another, resulting in the “little ethics”. The “little ethics” means “aiming at a good life lived with and for others in just institutions”. Through an appropriation of Aristotelian theory, Ricoeur describes the Other as a means to self-esteem through solicitude. Later, some authors related to the Cultural Studies perspective in order to establish some approximations with Ricoeurian theory. Pierre Bourdieu criticizes what he calls the common-sense “biographical illusion”, arguing that not only it is artificial, but also useless as a research tool. Stuart Hall, Kathryn Woodward, and Tomaz Tadeu da Silva, are authors who write about identity in the Contemporary period. According to these authors, there is a fragmentation and multiplicity of identities, so that speaking of a cohesive and continuous identity no longer makes sense. We attempt to answer these objections in light of Ricoeur’s theory of narrative identity. Therefore, social determinations, language and performativity are some of the elements we discuss through this approximation between the Cultural Studies perspectives and the narrative identity theory of Paul Ricoeur.
Palavras-chave: Identidade narrativa
Paul Ricoeur
Estudos Culturais
Contemporaneidade
Sujeito
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5247
Data do documento: Ago-2018
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

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