Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5255
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fraga, Gerson Wasen-
dc.contributor.referee1Cavaco, Cármen-
dc.contributor.referee2Wenczenovicz, Thaís Janaina-
dc.creatorZaleski, Franciele-
dc.date2022-02-24-
dc.date.accessioned2022-04-14T17:51:42Z-
dc.date.available2022-04-06-
dc.date.available2022-04-14T17:51:42Z-
dc.date.issued2022-02-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5255-
dc.description.abstractThis dissertation intends to carry out reflections on an autobiographical document entitled "Documentary of an immigrant: Lydia." The author of the writing of self, Lídia Brisolin, is an immigrant woman, who moves from European territory to Brazil, together with her family, in the late 1930s, at the age of 9. In 2014, at the age of 87, he decided to report his career in a manuscript with 119 pages. The main objective is to investigate the guiding thread of your life story. The hypothesis for this issue is that Lydia uses the family as the backdrop of her narrative. Since the source is an autobiographical report, a historical retrospective is carried out, perceiving the process that resulted in the (re)valorization of this source, as a scientific object, in the various areas of knowledge. In order to interpret Lydia's life story, elaborated through self-writing, it seeks to permeate its historical context in order to better understand its account and unravel the guiding thread. It is also reflected on the power relations about the gender category, because it was perceived that Lydia focuses on these issues and is part of the socially imposed patriarchal discursive logic. These gender-based violence is placed in Lydia's account, in several excerpts of her writing, in a naturalized way and meet the hypothesis that we perceive as the guiding thread of her writing. It was based on some concepts departing from hermeneutictheors to perform the analysis since it, as Diltey (1999, p. 31) wrote, can be configured as an approach that makes it possible to understand "the author better than he himself understood".pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho realiza reflexões sobre o documento autobiográfico intitulado “Documentário de uma imigrante: Lídia.” A autora da escrita de si, Lídia Bresolin, é uma mulher imigrante, que se desloca de território europeu para o Brasil, em companhia de sua família, no fim da década de 1930, aos 9 anos de idade. Em 2014, aos 87 anos, decide relatar sua trajetória em um manuscrito com 119 páginas. O objetivo principal consiste em investigar o fio condutor da sua história de vida. A hipótese para esta questão é que Lídia usa a família enquanto pano de fundo de sua narrativa. Sendo a fonte um relato autobiográfico, realiza-se uma retrospectiva histórica percebendo o processo que resultou na (re)valorização dessa fonte, enquanto objeto científico, nas várias áreas do conhecimento. No intuito de interpretar a história de vida de Lídia, elaborada por meio da escrita de si, visa-se a permear seu contexto histórico, a fim de melhor compreender seu relato e desvendar o fio condutor. Também se reflete sobre as relações de poder acerca da categoria gênero, pois se percebeu que Lídia dá enfoque a essas questões e se insere na lógica discursiva patriarcal imposta socialmente. Essas violências de gênero estão postas em vários trechos do relato de Lídia de maneira naturalizada, e vão ao encontro da hipótese que percebemos como sendo o fio condutor de sua escrita. O trabalho embasa-se em alguns conceitos advindos de teóricos da hermenêutica para realizar a análise visto que esta, como escreveu Diltey (1999, p. 31), pode configurar-se como uma abordagem que possibilita compreender “o autor melhor do que ele mesmo se compreendeu”.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-04-14T11:53:54Z No. of bitstreams: 1 ZALESKI.pdf: 1396113 bytes, checksum: 382d43057c715021f1d189f06039cbdd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-04-14T17:51:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ZALESKI.pdf: 1396113 bytes, checksum: 382d43057c715021f1d189f06039cbdd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-14T17:51:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ZALESKI.pdf: 1396113 bytes, checksum: 382d43057c715021f1d189f06039cbdd (MD5) Previous issue date: 2022-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMigraçõespt_BR
dc.title“Agora me parece sonho, mas é pura verdade”: reflexões a partir da narrativa autobiográfica de Lídia, uma imigrante polonesapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZALESKI.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.