Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5277
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Características morfogênicas do capim mombaça (Megathyrsus maximus) em função de diferentes doses de nitrogênio em cobertura
Autor(es): Barichello, Dilencar
Primeiro Orientador: Skonieski, Fernando Reimann
Resumo: Este trabalho foi realizado com objetivo de determinar o efeito de diferentes doses de nitrogênio (N) em cobertura, sobre a dinâmica do crescimento do capim Mombaça na região Sudoeste do Paraná. A pesquisa foi executada no período de agosto de 2014 a junho de 2015, através de analises morfogênicas realizadas em parcelas de aproximadamente 8 m² com uso de 0, 120, 240 e 360 kg/ha de N em cobertura. Avaliou- se altura inicial, colmo inicial, colmo final, número de folhas verdes (NFV), número de folhas senescentes (NFSe), lâmina verde total (LVT), taxa de senescência (TSen), altura final, altura ºC dia, colmo ºC dia, número de folhas estendidas (NFE), número de folhas crescendo (NFC), tamanho médio de folhas maduras (TmFMI), taxa de elongação de folhas inteiras (TEFI), taxa de elongação de folhas desfolhadas, taxa de elongação de folhas (média de TEFI e TEFD) e filocrono. Na média para todo período avaliado a adubação nitrogenada influenciou positivamente, na altura final, colmo inicial, colmo final, tamanho médio de folhas maduras, taxa de elongação de folhas inteiras e taxa de elongação de folhas. Na analise entre primavera/verão e verão/outono, obteve-se diferença significativa para altura inicial, colmo inicial, colmo final, número de folhas verdes, número de folhas senescentes, lâmina verde total e taxa de senescência, com melhores resultados no período de verão/outono. Assim fica nítida a importância da utilização do nitrogênio para o capim Mombaça. A utilização do nitrogênio apresenta resultado durante todo período quente do ano, porém, os esforços para adubação nitrogenada devem ser concentrados no período de verão/outono.
Palavras-chave: Pastagens
Capim Mombaça
Fertilizantes Nitrogenados
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5277
Data do documento: 14-Out-2015
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARICHELLO.pdf341,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.