Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5280
Tipo: | Monografia |
Título: | O TDAH: a reinvenção da infância na sociedade contemporânea e os desafios na escola da educação básica |
Autor(es): | Mensch, Aline |
Primeiro Orientador: | Cacciamani, Jackson Luís Martins |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) procurou compreender através de um estudo de caso, como os alunos da sala de recursos dos anos iniciais do Ensino Fundamental com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) enxergam a escola e quais suas preferências, por meio da produção de frases e desenhos que foram analisadas através da Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2007), a partir da qual foram elencadas categorias emergentes que ao final foram agrupadas na categoria: Ciência, Tecnologia, Sociedade e Cultura (CTSC). Ao mesmo tempo realizamos uma pesquisa documental na Revista Contexto & Educação e na Revista Ciência & Educação, nos anos de 2000 a 2017, procurando verificar se houveram publicações referentes ao TDAH. As aprendizagens construídas nos mostraram a necessidade de publicações na área, pois não encontramos nenhuma publicação na faixa temporal pesquisada. Assim como a importância da reorganização da escola e seus padrões, buscando atender a um público diversificado e que possui constante acesso às tecnologias. O estudo também nos possibilitou ampliar os conhecimentos a respeito deste transtorno e de práticas que possam auxiliar a aprendizagem de alunos diagnosticados. |
Abstract/Resumen: | El presente trabajo de Conclusión de Curso (TCC) buscó comprender a través de un estudio de caso, como los alumnos de la sala de recursos de los años iniciales de la Enseñanza Fundamental con Trastorno de Déficit de Atención y Hiperactividad (TDAH) ven la escuela y cuáles sus preferencias , a través de la producción de frases y dibujos que fueron analizadas a través del análisis textual discursivo (ATD), propuesta por Moraes y Galiazzi (2007), a partir de la cual fueron enumeradas categorías emergentes que al final fueron agrupadas en la categoría: Ciencia, Tecnología, Sociedad y Cultura (CTSC). Al mismo tiempo realizamos una investigación documental en la Revista Contexto & Educación y en la Revista Ciencia & Educación, en los años 2000 a 2017, buscando verificar si hubo publicaciones referentes al TDAH. Los aprendizajes construidos nos mostraron la necesidad de publicaciones en el área, pues no encontramos ninguna publicación en la franja temporal investigada. Así como la importancia de la reorganización de la escuela y sus patrones, buscando atender a un público diversificado y que posee constante acceso a las tecnologías. El estudio también nos posibilitó ampliar los conocimientos acerca de este trastorno y de prácticas que puedan auxiliar el aprendizaje de alumnos diagnosticados. |
Palavras-chave: | Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade Ensino e Aprendizagem Ensino Fundamental |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Realeza |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5280 |
Data do documento: | 27-Out-2018 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação em Ciências Naturais e Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MENSCH.pdf | 18,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.