Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5283
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Deus, Andréia Florêncio Eduardo de-
dc.creatorWalerius, Raquel-
dc.date2018-10-27-
dc.date.accessioned2022-04-14T19:21:57Z-
dc.date.available2022-04-14T19:21:57Z-
dc.date.issued2018-10-27-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5283-
dc.description.resumoInicialmente preciso fazer um breve panorama dos caminhos que percorri, para chegar aqui. Sou licenciada em Matemática e professora da rede municipal de ensino, na cidade de Realeza-PR, em minha ainda breve carreira acadêmica e profissional, não foram poucas as vezes em que fui questionada sobre a minha escolha. Quando criança sempre brincava de ser professora, então quando conclui as séries finais do ensino fundamental, decidi fazer no ensino médio o Curso Formação de Docentes, pois ainda era uma incerta a graduação. Passado um ano da conclusão do ensino médio ingressei no ensino superior, o curso escolhido foi Matemática, disciplina em que sempre tive bom desempenho. Enquanto professora me deparei com situações diversas envolvendo dificuldades de compreensão dos conceitos da Matemática por parte dos alunos. E como consequência, o desinteresse pela disciplina e a construção de conceitos que se transformam em barreiras para aprendizagem. Diante de reflexões sobre a importância do aprendizado da Matemática e as dificuldades apresentadas pelos alunos me deparei com alguns questionamentos, dentre eles o porquê deste cenário? Por que muitos alunos não gostam de matemática? Observando a rotina em sala de aula e o comportamento deles frente a disciplina, percebi que a falta de interesse de alguns alunos, pode estar associado ao fato de que não encontram sentido para os conhecimentos matemáticos. Ou seja, não a veem como uma forma de linguagem presente em seu dia a dia. Portanto, intencionou-se nesta pesquisa compreender os sentidos da Matemática para os alunos de uma turma de 5⁰ano de uma escola localizada no município de Realeza - PR. A pesquisa será realizada com base nos pressupostos epistemológicos da Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 1991), Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica (GASPARIN, 2002) e a tendência em Educação Matemática: Resolução de Problemas (POLYA, 1995). A constituição dos dados será por meio da realização de um plano de aula seguindo a proposta de Gasparin (2002), para assim identificar os conhecimentos prévios dos alunos na prática social inicial e os novos conhecimentos na prática social final. Os objetivos específicos deste trabalho foram: conhecer quais são os sentidos que os alunos atribuem aos conteúdos matemáticos que conhecem; analisar se os alunos conseguiam resolver situações-problemas partindo dos conhecimentos que já possuem; e analisar o progresso dos alunos da prática social inicial até a prática social final por meio de observação das atividades realizadas e por meio de descrição.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2022-04-08T18:48:32Z No. of bitstreams: 1 WALERIUS.pdf: 528416 bytes, checksum: c97565c983eaac5b5b3403761dc6ad93 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-04-14T19:21:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 WALERIUS.pdf: 528416 bytes, checksum: c97565c983eaac5b5b3403761dc6ad93 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-14T19:21:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WALERIUS.pdf: 528416 bytes, checksum: c97565c983eaac5b5b3403761dc6ad93 (MD5) Previous issue date: 2018-10-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleLinguagem matemática: da síncrese a síntese por meio de resoluções de problemaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências Naturais e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WALERIUS.pdf516,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.