Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5283
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Deus, Andréia Florêncio Eduardo de | - |
dc.creator | Walerius, Raquel | - |
dc.date | 2018-10-27 | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-14T19:21:57Z | - |
dc.date.available | 2022-04-14T19:21:57Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-27 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5283 | - |
dc.description.resumo | Inicialmente preciso fazer um breve panorama dos caminhos que percorri, para chegar aqui. Sou licenciada em Matemática e professora da rede municipal de ensino, na cidade de Realeza-PR, em minha ainda breve carreira acadêmica e profissional, não foram poucas as vezes em que fui questionada sobre a minha escolha. Quando criança sempre brincava de ser professora, então quando conclui as séries finais do ensino fundamental, decidi fazer no ensino médio o Curso Formação de Docentes, pois ainda era uma incerta a graduação. Passado um ano da conclusão do ensino médio ingressei no ensino superior, o curso escolhido foi Matemática, disciplina em que sempre tive bom desempenho. Enquanto professora me deparei com situações diversas envolvendo dificuldades de compreensão dos conceitos da Matemática por parte dos alunos. E como consequência, o desinteresse pela disciplina e a construção de conceitos que se transformam em barreiras para aprendizagem. Diante de reflexões sobre a importância do aprendizado da Matemática e as dificuldades apresentadas pelos alunos me deparei com alguns questionamentos, dentre eles o porquê deste cenário? Por que muitos alunos não gostam de matemática? Observando a rotina em sala de aula e o comportamento deles frente a disciplina, percebi que a falta de interesse de alguns alunos, pode estar associado ao fato de que não encontram sentido para os conhecimentos matemáticos. Ou seja, não a veem como uma forma de linguagem presente em seu dia a dia. Portanto, intencionou-se nesta pesquisa compreender os sentidos da Matemática para os alunos de uma turma de 5⁰ano de uma escola localizada no município de Realeza - PR. A pesquisa será realizada com base nos pressupostos epistemológicos da Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 1991), Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica (GASPARIN, 2002) e a tendência em Educação Matemática: Resolução de Problemas (POLYA, 1995). A constituição dos dados será por meio da realização de um plano de aula seguindo a proposta de Gasparin (2002), para assim identificar os conhecimentos prévios dos alunos na prática social inicial e os novos conhecimentos na prática social final. Os objetivos específicos deste trabalho foram: conhecer quais são os sentidos que os alunos atribuem aos conteúdos matemáticos que conhecem; analisar se os alunos conseguiam resolver situações-problemas partindo dos conhecimentos que já possuem; e analisar o progresso dos alunos da prática social inicial até a prática social final por meio de observação das atividades realizadas e por meio de descrição. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2022-04-08T18:48:32Z No. of bitstreams: 1 WALERIUS.pdf: 528416 bytes, checksum: c97565c983eaac5b5b3403761dc6ad93 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-04-14T19:21:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 WALERIUS.pdf: 528416 bytes, checksum: c97565c983eaac5b5b3403761dc6ad93 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-04-14T19:21:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WALERIUS.pdf: 528416 bytes, checksum: c97565c983eaac5b5b3403761dc6ad93 (MD5) Previous issue date: 2018-10-27 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Realeza | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.title | Linguagem matemática: da síncrese a síntese por meio de resoluções de problemas | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação em Ciências Naturais e Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WALERIUS.pdf | 516,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.