Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5285
Tipo: Monografia
Título: Educação ambiental: um caso de problematização sobre resíduos sólidos nas escolas dos anos finais do ensino fundamental, no município de Barracão, Paraná
Autor(es): Salla, Larissa
Primeiro Orientador: Schmitz, Edinéia Paula Sartori
Primeiro coorientador: Cacciamani, Jackson Luís Martins
Resumo: O presente trabalho apresenta um processo de pesquisa construído em parceira com os alunos e os professores das escolas as quais pertenci por um ano. Juntos estudamos a Educação ambiental e nos questionamos sobre o que é pertencer ao meio ambiente. Escrevo aqui o que observo em minha sala de aula de Ciências, tanto da escola do campo quanto da escola da cidade, em relação ao sentimento de pertencimento dos alunos ao meio ambiente. O processo de aprender e ensinar desta pesquisa, também envolveu atividades lúdicas e práticas que foram realizadas durante um ano na sala de aula com o sexto ano do ensino fundamental, onde juntos, trabalhamos os conteúdos ar, água e solo, engajados às questões ambientais, sempre com o intuito de despertar nos alunos o interesse e sua capacidade dialógica sobre os assuntos. Utilizamos o Educar pela Pesquisa de Galiazzi e dos ensinamentos de Paulo Freire, além de diversos pesquisadores de Educação ambiental como Carvalho e Reigota, onde, em todos os autores, aprendemos que somos parte do meio ambiente e que ele está em toda a parte, até mesmo, em nossa sala de aula. As escolas participantes foram: Escola Estadual do Campo Santa Emília e Escola Estadual Dr. Mário de Andrade, ambas localizadas no município de Barracão-PR. Observamos nessas turmas visões diferenciadas, esse processo foi possível devido a Análise textual discursiva (ATD) e de todas as atividades práticas que realizamos juntos, como: construção de uma composteira na escola do campo, processo de tratamento da água, triagem (dos resíduos de nossa própria sala de aula), elaboração de um filtro, observação do solo em lupa eletrônica, entre outras atividades, como a produção de trabalhos para exposição e todo o processo de pesquisa, escrita e debate. Já na escola da cidade, podemos citar a visita à Universidade Federal da Fronteira Sul, local em que os alunos participaram de diversas experiências que proporcionaram observar o processo de compostagem, triagem dos resíduos (da nossa própria sala de aula), tratamento da água, reciclagem de metais e diversas atividades envolvendo um processo dialógico. Na escola, construímos um filtro, realizamos o processo de análise do solo em lupa eletrônica envolvendo a todo o momento a troca de experiências e os conteúdos curriculares, onde podemos dizer que o ensino-aprendizagem foi modulado em grupo. Além dos alunos, os colegas professores foram convidados a participar do processo, onde tivemos a oportunidade de realizar oficinas que integraram a Escola e a Universidade, pois tivemos apoio e participação dos mesmos para a realização das atividades didáticas sobre as questões de Educação ambiental, com ênfase nos resíduos sólidos, principal questão de debate de nossa pesquisa. Para finalizar, uma cartilha foi construída e distribuída às escolas participantes para que o processo de pesquisa, sobre os resíduos, se mantenha presente nas escolas. E a professora que aqui escreve, continua suas atividades com a turma da escola do campo, agora no sétimo ano e com as outras salas de aula que recebe, como seus.
Abstract/Resumen: The present work shows a research process building in partnership with the students and teachers of the school, that one I belonged by one year. Together we study the environmental education and we wondered about what is belonging to environmental education. I write here what I had observed in my science classroom, in the countryside and city schools, in relation with the belonging of the students to the environment. The process of learning and teaching of this research involved too the ludic activities and practices that was realized during one year in the classroom with the sixth year of elementary school, were together, we work the contents air, water and soil, associated the environmental questions, always with the intent of wake in the students the interest and the dialogic capacity about the subjects. We used the the Education through Research of Galiazzi and about the teachings of Paulo Freire, beyond diversity of researchers in environmental education like Reigota and Carvalho, where all of us learn with the authors that we are part of the environmental and it is in all the parts of the word, until in our classrooms. The participating schools were: Field State School of Santa Emília and State School of Dr. Mário de Andrade, both localized in the city Barracão – PR. We observed in this classes differentiated views, these process was possible because of the Discursive Textual Analysis (DTA) and all the practical activities, like: composting build in the countryside school, water treatment, screening (waste of our classroom), construction of a filter, observation of soil in electronic magnifying glass, between others activities, like the production of woks to expose and all the process of research, writing and talking. Already in the city school, we can mention to the visit in Federal University of Fronteira Sul (UFFS), place that the students participated of a lot of experiences that provided observed the composting process, , screening (waste of our classroom), water treatment, metal recycling and other activities involving dialogical process. In the school, we builded a filter, realized the process of analysis of soil in electronic magnifying glass, involving for all the time the exchange of experiences and the curricular contents, where we can say, the process of the teaching-learning was modulated by the group. Besides the students, the teachers were invited to participate of the process, where we had the opportunity of realized activities that integrate the School and the University, because we had the support and participle for realizing the teaching activities about the questions of environmental education, with emphasis on solid waste, the main of our process of research. For the end, one primer was built and distributed in the next year on the participle school for the process of research be maintained. In addition, the teacher that here writes, continued her activities with the field school, now in the seventh year and with the new students that receives.
Palavras-chave: Ensino Fundamental
Educação Ambiental
Resíduos Sólidos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5285
Data do documento: 20-Out-2018
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências Naturais e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SALLA.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.