Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5288
Tipo: Monografia
Título: A potencialidade do educar pela pesquisa na sala de aula de química no espaço-tempo dos Estágios Curriculares Supervisionados (ECS) na interação entre a escola da educação básica e a universidade
Autor(es): Paz, Cleiton José
Primeiro Orientador: Cacciamani, Jackson Luís Martins
Resumo: O educar pela pesquisa potencializa outros encaminhamentos na sala de aula tanto da escola da Educação Básica quanto da Universidade, não somente na proposta de ensino presente nesse momento, como em várias outras que venha a ser organizada por nossos currículos. A proposta dessa pesquisa é compreender a potencialidade do educar pela pesquisa na formação inicial de professores de Química, tendo como corpus de análise os relatos de experiência (RE) dos Estágios Curriculares Supervisionados (ECS) de quatro acadêmicos do curso de graduação em Licenciatura em Química da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Realeza/PR. No decorrer da pesquisa acompanhamos e analisamos as atividades realizadas bem como os anseios e as conquistas de cada um, além das aprendizagens adquiridas pelos estudantes das escolas as quais foram realizados esses processos de ECS. No decorrer desse processo de investigação podemos nos aprofundar em um diálogo epistemológico acerca da formação de professores, uma vez que publicizamos e avaliamos atividades pedagógicas em que o educar pela pesquisa se fez ou não presente, podemos de maneira coletiva colaborar com os acadêmicos no planejamento de atividades realizadas no Estágio Curricular Supervisionado (ECS), e com isso exercer também o educar pela pesquisa nesse processo.
Abstract/Resumen: Educating through research leads to other referrals in the classroom of both the Basic Education School and the University, not only in the teaching proposal present at that time, but also in several others that may be organized by our curricula. The purpose of this research is to understand the potential of research education in the initial training of Chemistry teachers, having as corpus of analysis the experience reports (RE) of Supervised Curricular Stages (ECS) of four undergraduate undergraduate students in Chemistry Federal University of Southern Border - UFFS, Realeza / PR campus. In the course of the research we accompany and analyze the activities carried out as well as the yearnings and achievements of each one, in addition to the learning acquired by the students of the schools which were carried out these ECS processes. In the course of this research process, we can deepen in an epistemological dialogue about the formation of teachers, once we publicize and evaluate pedagogical activities in which to educate by the research was made or not present, we can collectively collaborate with the academics in the planning of activities carried out in the Supervised Curricular Internship (ECS), and with that, also to educate by the research in this process.
Palavras-chave: Formação de Professores
Estágios Supervisionados
Ensino Fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5288
Data do documento: 9-Nov-2018
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências Naturais e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAZ.pdf614,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.