Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5299
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Exercício físico de resistência intradialítico como fator de melhora no risco cardiovascular de pacientes com doença renal crônica
Autor(es): Krilow, Cíntia
Souza, João Victor Garcia de
Primeiro Orientador: Silva, Débora Tavares de Resende e
Resumo: A redução da função renal, ou seja, da taxa de filtração glomerular por três meses ou mais, caracteriza a doença renal crônica (DRC) e implica na necessidade de hemodiálise como tratamento, terapia essa que acarreta uma série de complicações físicas e mentais para o paciente. Dentre as principais causas de DRC, estão o diabetes mellitus e a hipertensão arterial sistêmica. Como complicação, o risco cardiovascular (RCV) é aumentado cerca de 10 a 20 vezes nos portadores dessa enfermidade. Acredita-se que fatores de risco modificáveis, como interceder no sedentarismo, podem beneficiar os pacientes, diminuindo o RCV. Foi realizada uma intervenção com exercício físico de resistência (EFR) durante a hemodiálise, por 8 semanas, em 26 pacientes renais crônicos em uma clínica especializada no Sul do Brasil, e foram avaliados parâmetros laboratoriais referentes ao RCV dos pacientes antes e depois do protocolo de treinamento, bem como calculado seus escores de Framingham (EF). Houve um aumento significativo nos níveis de HDL, bem como uma diminuição nos níveis de PCR, demonstrando benefício do EFR no perfil de RCV desses pacientes. Além disso, pôde-se observar significância estatística (p<0,0001) na diminuição dos EF antes e depois da prática dos exercícios.
Palavras-chave: Doença renal crônica
Hemodiálise
Terapia de substituição renal
Cardiologia
Treinamento físico
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5299
Data do documento: 22-Nov-2019
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KRILOW.pdf501,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.