Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5331
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Fábio Matos-
dc.creatorAndrade, Allyine Luana Wanessa Fank-
dc.date2021-05-24-
dc.date.accessioned2022-04-19T17:47:36Z-
dc.date.available2022-04-19T17:47:36Z-
dc.date.issued2021-05-24-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5331-
dc.description.abstractThe High School curriculum is essential for students to develop skills, abilities and values to live and act fully and responsibly in contemporary society, as conscious citizens of the world in which they live, as highlighted by the documents that regulate and guide teaching in Brazil. Understanding the themes of Physics Modern and Contemporary (FMC) is also a key part of this process. However, research on the teaching of Physics has pointed out, for more than two decades, that the development and scientific production of the 20th century do not go hand in hand with the inclusion of these themes related to FMC in public schools in Brazil. In the midst of these perspectives, mutual efforts (of teachers, researchers, and agencies responsible for education in Brazil) have been carried out in recent decades, aiming at the insertion of FMC themes in EM. In the educational scenario, the importance of textbooks (LD) is highlighted, as these are historically one of the main means of consultation for students and teachers (including in the planning and sequence of classes) and, therefore, play a fundamental role in basic education. Brazilian. In this context, in view of the guidelines present in the texts (legal, normative and academic) for the insertion of FMC topics and the social functions of LD (CHOPPIN, 2004) in the school universe, the idea of analyzing how FMC themes are presented in the LD of Physics approved in the PNLD 2018, in order to understand the thematic paradigms and the subsidies that can guide the teaching practice. The research is guided by the Content Analysis proposed by Bardin (2002) and also by the aspects enunciated in the Theory of Didactic Transposition (TTD) proposed by Chevallard (1991), added to the rules or steps stipulated by Astolfi (1997) that lead a knowledge to become a wise knowledge to be taught, in order to outline important characteristics to be considered for both the elaboration and selection of textbooks. Based on these perspectives, it is concluded that some textbooks have more cohesive elements with the proposal to facilitate a didactic transposition. In which the teacher within the classroom scenario is led to carry out, throughout the academic year, an approach linked to the History of Science, the theoretical and experimental conceptions, as well as minimally the relations between CTSA, in addition to the applications of the FMC themes. in the students' daily lives. In this sense, enabling them to develop competencies and skills expressed in an articulated manner in the BNCC and also necessary for full citizenship in the contemporary and globalized society in which we live.pt_BR
dc.description.resumoO currículo do Ensino Médio (EM) é essencial para que os estudantes possam desenvolver competências, habilidades e valores para viver e atuar de forma plena e responsável na sociedade contemporânea, como cidadãos conscientes do mundo em que vivem, conforme salientam os documentos que regulamentam e orientam o ensino no Brasil. A compreensão dos temas de Física Moderna e Contemporânea (FMC) é também peça chave neste processo. Entretanto pesquisas sobre o ensino de Física apontam, há mais de duas décadas, que o desenvolvimento e produção científica do século XX não caminham juntamente com a inserção destes temas relacionados à FMC nas escolas públicas no Brasil. Em meio a estas perspectivas, esforços mútuos (de professores, pesquisadores, e órgãos responsáveis pela educação no Brasil) vêm sendo realizados nas últimas décadas, visando a inserção de temas de FMC no EM. No cenário educacional, destaca-se a importância dos livros didáticos (LD), pois estes são historicamente um dos principais meios de consulta para estudantes e professores (inclusive no planejamento e sequência de aulas) e, portanto, desempenham um papel fundamental na educação básica brasileira. Nesse contexto, frente às orientações presentes nos textos (legais, normativos e acadêmicos) para a inserção de tópicos de FMC e as funções sociais do LD (CHOPPIN, 2004) no universo escolar, se efetivou a ideia de analisar como os temas de FMC são apresentados nos LD de Física aprovados no PNLD 2018, de modo a perceber os paradigmas temáticos e os subsídios que podem orientar a prática docente. A pesquisa é balizada pela Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2002) e também pelos aspectos enunciados na Teoria da Transposição Didática (TTD) proposta por Chevallard (1991), somada às regras ou etapas estipuladas por Astolfi (1997) que conduzem um saber a tornar-se um saber sábio a ser ensinado, a fim de delinear características importantes a serem consideradas tanto para a elaboração, quanto para a seleção de livros didáticos. Com base nestas perspectivas conclui-se que alguns livros didáticos apresentam elementos mais coesos com a proposta facilitadora de uma transposição didática. Na qual o professor dentro do cenário em sala de aula é levado a realizar ao longo do ano letivo uma abordagem atrelada a História da Ciência, as concepções teóricas, experimentais, bem como minimamente as relações entre CTSA, para além das aplicações dos temas de FMC no cotidiano dos estudantes. Neste sentido possibilitando que eles desenvolvam competências e habilidades expressas de maneira articulada na BNCC e também necessárias para uma atuação cidadã plena na sociedade contemporânea e globalizada que vivemos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2022-03-21T17:56:26Z No. of bitstreams: 1 ANDRADE.pdf: 2510565 bytes, checksum: f9e4a556dcc47dfa3defd6dadc3ba5f4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-04-19T17:47:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANDRADE.pdf: 2510565 bytes, checksum: f9e4a556dcc47dfa3defd6dadc3ba5f4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-19T17:47:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANDRADE.pdf: 2510565 bytes, checksum: f9e4a556dcc47dfa3defd6dadc3ba5f4 (MD5) Previous issue date: 2021-05-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectFísica Modernapt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.titleFísica moderna e contemporânea em livros didáticos da educação básica: um contexto de desafios e possibilidades para o ensinopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRADE.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.