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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5336
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Silva Filho, Cláudio Claudino da | - |
dc.contributor.referee1 | Graff, Patrícia | - |
dc.contributor.referee2 | Brum, Crhis Netto de | - |
dc.creator | Pedroso, Larissa Maria Ritter | - |
dc.date | 2021-01-15 | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-20T16:01:18Z | - |
dc.date.available | 2022-03-18 | - |
dc.date.available | 2022-04-20T16:01:18Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-15 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5336 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de campo qualitativa realizada em um Hospital da Criança em Santa Catarina sobre a atuação do pedagogo no Sistema Único de Saúde (SUS) e o trabalho transdisciplinar. Aliada ao estudo da Teoria da Representações Sociais, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de políticas de atenção à saúde como Política Nacional de Humanização do SUS (PNH), e Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) a análise nos permitiu compreender as relações entre os profissionais da saúde e quais as representações presentes no imaginário da equipe em relação a atuação de um pedagogo no SUS. Sendo a educação e a saúde, direitos de todos e deveres constitucionais do Estado, independente do ambiente e situação em que o sujeito se encontra, analisar como se configuram as relações (trans)disciplinares entre a equipe multiprofissional de saúde e a(o) pedagoga(o), considerando suas possibilidades de atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) e no processo de hospitalização da criança e do adolescente se faz necessário, pois o atendimento integral é a forma de reconhecer a complexidade do ser humano e respeitar as peculiaridades de cada um. Inicialmente, selecionamos dois hospitais que não foram contemplados na pesquisa do projeto matriz. Devido a algumas limitações, realizamos a pesquisa somente no Hospital da Criança Augusta Muller Bohner, localizado na cidade de Chapecó/SC. Os participantes do estudo foram selecionados de acordo com a Resolução nº 287 de 08 de outubro de 1998 que define as categorias profissionais que compõem a equipe multiprofissional. Foram entrevistados, ao todo, 09 (nove) profissionais da Saúde, Médica, Residentes em Pediatria, auxiliares de enfermagem, enfermeira, Fisioterapeuta Ocupacional e Assistente Social. O estudo evidenciou que as representações presentes no imaginário das profissionais da equipe de saúde multi em relação ao trabalho inter(trans)disciplinar, e, a atuação da(o) pedagoga(o) no ambiente hospitalar, estão baseadas nas experiências vividas por elas nesse ambiente, e no senso comum sobre o que é a pedagogia e quais são os espaços que este profissional poderá atuar. Sob a luz da Teoria das Representações Sociais, pudemos compreender que esse senso comum aliado ao conhecimento científico pode produzir novos conhecimentos quando houver interação entre os sujeitos e troca de saberes. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-03-18T14:17:02Z No. of bitstreams: 1 PEDROSO.pdf: 1736257 bytes, checksum: 0534c64488e2ec9a27beb269d2822731 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-04-20T16:01:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PEDROSO.pdf: 1736257 bytes, checksum: 0534c64488e2ec9a27beb269d2822731 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-04-20T16:01:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PEDROSO.pdf: 1736257 bytes, checksum: 0534c64488e2ec9a27beb269d2822731 (MD5) Previous issue date: 2021-01-15 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sistema Único de Saúde | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Hospital da Criança em Santa Catarina | pt_BR |
dc.title | A(O) pedagoga(O) no Sistema Único de Saúde (SUS) e a (Trans)disciplinaridade: representações sociais de profissionais de saúde em um Hospital Público do Oeste Catarinense | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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