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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva Filho, Cláudio Claudino da-
dc.contributor.referee1Graff, Patrícia-
dc.contributor.referee2Brum, Crhis Netto de-
dc.creatorPedroso, Larissa Maria Ritter-
dc.date2021-01-15-
dc.date.accessioned2022-04-20T16:01:18Z-
dc.date.available2022-03-18-
dc.date.available2022-04-20T16:01:18Z-
dc.date.issued2021-01-15-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5336-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de campo qualitativa realizada em um Hospital da Criança em Santa Catarina sobre a atuação do pedagogo no Sistema Único de Saúde (SUS) e o trabalho transdisciplinar. Aliada ao estudo da Teoria da Representações Sociais, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de políticas de atenção à saúde como Política Nacional de Humanização do SUS (PNH), e Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) a análise nos permitiu compreender as relações entre os profissionais da saúde e quais as representações presentes no imaginário da equipe em relação a atuação de um pedagogo no SUS. Sendo a educação e a saúde, direitos de todos e deveres constitucionais do Estado, independente do ambiente e situação em que o sujeito se encontra, analisar como se configuram as relações (trans)disciplinares entre a equipe multiprofissional de saúde e a(o) pedagoga(o), considerando suas possibilidades de atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) e no processo de hospitalização da criança e do adolescente se faz necessário, pois o atendimento integral é a forma de reconhecer a complexidade do ser humano e respeitar as peculiaridades de cada um. Inicialmente, selecionamos dois hospitais que não foram contemplados na pesquisa do projeto matriz. Devido a algumas limitações, realizamos a pesquisa somente no Hospital da Criança Augusta Muller Bohner, localizado na cidade de Chapecó/SC. Os participantes do estudo foram selecionados de acordo com a Resolução nº 287 de 08 de outubro de 1998 que define as categorias profissionais que compõem a equipe multiprofissional. Foram entrevistados, ao todo, 09 (nove) profissionais da Saúde, Médica, Residentes em Pediatria, auxiliares de enfermagem, enfermeira, Fisioterapeuta Ocupacional e Assistente Social. O estudo evidenciou que as representações presentes no imaginário das profissionais da equipe de saúde multi em relação ao trabalho inter(trans)disciplinar, e, a atuação da(o) pedagoga(o) no ambiente hospitalar, estão baseadas nas experiências vividas por elas nesse ambiente, e no senso comum sobre o que é a pedagogia e quais são os espaços que este profissional poderá atuar. Sob a luz da Teoria das Representações Sociais, pudemos compreender que esse senso comum aliado ao conhecimento científico pode produzir novos conhecimentos quando houver interação entre os sujeitos e troca de saberes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-03-18T14:17:02Z No. of bitstreams: 1 PEDROSO.pdf: 1736257 bytes, checksum: 0534c64488e2ec9a27beb269d2822731 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-04-20T16:01:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PEDROSO.pdf: 1736257 bytes, checksum: 0534c64488e2ec9a27beb269d2822731 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-20T16:01:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PEDROSO.pdf: 1736257 bytes, checksum: 0534c64488e2ec9a27beb269d2822731 (MD5) Previous issue date: 2021-01-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectHospital da Criança em Santa Catarinapt_BR
dc.titleA(O) pedagoga(O) no Sistema Único de Saúde (SUS) e a (Trans)disciplinaridade: representações sociais de profissionais de saúde em um Hospital Público do Oeste Catarinensept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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