Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5337
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Almir Paulo dos-
dc.contributor.referee1Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira-
dc.contributor.referee2Loss, Adriana Salete-
dc.creatorCosta, Willian José Silva da-
dc.date2022-04-
dc.date.accessioned2022-04-26T18:46:49Z-
dc.date.available2022-04-18-
dc.date.available2022-04-26T18:46:49Z-
dc.date.issued2022-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5337-
dc.description.abstractThis dissertation proposes an analysis of the Paraná Test in the context of Basic Education. The central objective of the research is to identify and analyze some practices of democratic management in schools of the state education network in the municipality of Quedas do Iguaçu, triggered from the Paraná Test, determinants for the construction of educational management. The specific objectives are: a) to develop a theoretical and conceptual approach to school management, democratic management and the evaluation of the Prova Paraná, contributing to the reflective and epistemological development of the theme; b) to identify and analyze some practices of democratic management in urban and rural schools in the final years (6th to 9th grade) of the state education system of the city of Quedas do Iguaçu from the Prova Paraná, understanding the limits of school management from the perspective of educational practice. The central concepts in this research were treated based on the following authors: BROOK (2006), RAVITCH (1997), BONAMINO (2012), FERNANDES (2007), NETO (2014), AFONSO (2009), FREITAS (2012), which contributed to the theoretical and scientific discussion. The research conducted uses a qualitative approach and as a method semi-structured interview with school managers. It is evident that the research will provide constitutive elements to understand the census evaluations "Prova Paraná" and its influence on the construction of Educational Management. The analysis of the produced data was made through content analysis according to Bardin (2016). From the analyzed data it was possible to identify that the State of Paraná has always been present participating in the implementations and changes of educational policies that have occurred over time following the dynamics in the construction of Brazilian census assessments. From these results, it is noticeable the construction of an evaluating State, centered on the pillars of a management of results, clearly demonstrated by the Prova Paraná and Prova Mais Paraná, the former being the object of this research and analysis. The school management is constituted as an organization practice of the evaluations, going through the various school instances, pedagogical coordination and teachers implying the curricular articulation of the evaluation contents. It is concluded, therefore, that the "Prova Paraná" fulfills the role of building an evaluative culture in the educational environment, regardless of the level of participation or representativeness of the school community, setting permanently for the construction of a culture focused on accountability policies in what corresponds to the construction of census analysis for building results in the educational system.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação propõe uma análise referente a Prova Paraná no contexto da Educação Básica. O objetivo central da pesquisa se constitui em identificar e analisar algumas práticas de gestão democrática em escolas da rede estadual de ensino do município de Quedas do Iguaçu, desencadeadas a partir da Prova Paraná, determinantes para a construção da gestão educacional. Propõe-se como objetivos específicos: a) desenvolver um aporte teórico e conceitual referente à gestão escolar, democrática e a avaliação da Prova Paraná, contribuindo para o desenvolvimento reflexivo e epistemológico da temática; b) identificar e analisar algumas práticas de gestão democrática em escolas urbanas e do campo, nos anos finais (6º ao 9º ano) da rede de ensino estadual do município de Quedas do Iguaçu a partir da Prova Paraná, compreendendo os limites da gestão escolar na perspectiva da prática educativa. Os conceitos centrais nesta pesquisa foram tratados com base nos seguintes autores: BROOK (2006), RAVITCH (1997), BONAMINO (2012), FERNANDES (2007), NETO (2014), AFONSO (2009), FREITAS (2012), os quais contribuíram com a discussão teórica e científica. A pesquisa realizada utiliza uma abordagem qualitativa e como método de entrevista semiestruturada com gestores escolares. Evidencia-se que a pesquisa proporcionará elementos constitutivos para compreender as avaliações censitárias “Prova Paraná” e sua influência na construção da Gestão Educacional. A análise dos dados produzidos foi feita por meio da análise de conteúdo de acordo com de Bardin (2016). A partir dos dados analisados foi possível identificar que Estado do Paraná sempre esteve presente participando das implementações e das mudanças das políticas educacionais que ocorreram ao longo dos tempos acompanhando a dinâmica na construção de avaliações censitárias brasileiras. A partir de tais resultados, é perceptível a construção de um Estado avaliador, centrado nos pilares de uma gestão de resultados, claramente demonstradas pela Prova Paraná e pela Prova Mais Paraná, sendo a primeira, objeto desta pesquisa e análise. A gestão escolar se constitui como prática de organização das avaliações, perpassando as diversas instâncias escolares, coordenação pedagógica e professores implicando a articulação curricular dos conteúdos da avaliação. Conclui-se, portanto, que a “Prova Paraná” cumpre o papel de construir no meio educacional uma cultura avaliativa, independentemente do nível de participação ou representatividade da comunidade escolar, configurando de forma permanente para construção de uma cultura centrada nas políticas de accountability no que corresponde à construção de análise censitárias para construção de resultados no sistema educacional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-04-26T14:37:04Z No. of bitstreams: 1 COSTA.pdf: 1001579 bytes, checksum: 2d25de0d6cd39b4e86f2adf7dcd74e54 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-04-26T18:46:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 COSTA.pdf: 1001579 bytes, checksum: 2d25de0d6cd39b4e86f2adf7dcd74e54 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-26T18:46:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 COSTA.pdf: 1001579 bytes, checksum: 2d25de0d6cd39b4e86f2adf7dcd74e54 (MD5) Previous issue date: 2022-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão Educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliação Externapt_BR
dc.subjectProva Paranápt_BR
dc.subjectAccountabilitypt_BR
dc.titleRessignificando a gestão escolar democrática: um novo olhar da Prova Paraná na escola públicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COSTA.pdf978,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.