Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5341
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Ames, Maria Alice Canzi-
dc.contributor.referee1Golin, Joana-
dc.contributor.referee2Zanela, Ivete Isabel-
dc.creatorMaison, Anauê Jaciara-
dc.date2019-12-02-
dc.date.accessioned2022-04-26T19:22:55Z-
dc.date.available2022-04-05-
dc.date.available2022-04-26T19:22:55Z-
dc.date.issued2019-12-02-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5341-
dc.description.abstractThe present work aimed to present the impacts of education on the aging process, in which it is considered as a natural process and in it many issues deserve attention, society is aging. Therefore, the present work is the result of a qualitative and descriptive research, using the semi-structured interview technique, in which it made it possible to investigate the reality of the school context in the Youth and Adult Education (EJA) modality in the Paulo Freire's Municipal Basic School of Youth and Adult Education where the elderly surveyed were inserted. The discussions of the present work had the theme of aging, the conceptions about this process in society, the historical trajectory of the EJA, and also with issues related to legislation related to the rights of the elderly and mainly fundamental right to education. The results showed that education went through different configurations during the formation of Brazilian society, assuming different roles, ideologies and interests by the State, currently it was identified that it contributes to improving the quality of life of the elderly person.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetivou apresentar os impactos da educação no processo de envelhecimento, no qual é considerado como um processo natural e nele muitas questões merecem atenção, a sociedade está envelhecendo. Diante disso o presente trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa e descritiva, utilizando-se da técnica da entrevista semiestruturada, na qual possibilitou investigar a realidade do contexto escolar na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Básica Municipal de Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire local onde os idosos pesquisados estavam inseridos. As discussões do presente trabalho contaram com a temática do envelhecimento, as concepções sobre esse processo na sociedade, a trajetória histórica do EJA, e também com as questões relacionados às legislações referentes aos direitos dos idosos e principalmente ao direito fundamental à educação. Os resultados demonstraram que a educação passou por diferentes configurações durante a formação da sociedade brasileira, assumindo diferentes papéis, ideologias e interesses por parte do Estado, na atualidade identificou-se que ela contribui para melhora da qualidade de vida da pessoa idosa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-04-05T11:27:24Z No. of bitstreams: 1 MAISON.pdf: 1665164 bytes, checksum: e9ee14fabbb9c62dd2b3ff5b8d439d07 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-04-26T19:22:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MAISON.pdf: 1665164 bytes, checksum: e9ee14fabbb9c62dd2b3ff5b8d439d07 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-26T19:22:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MAISON.pdf: 1665164 bytes, checksum: e9ee14fabbb9c62dd2b3ff5b8d439d07 (MD5) Previous issue date: 2019-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectIdosospt_BR
dc.subjectAdultospt_BR
dc.titleA pessoa idosa e o retorno a sala de aula: nunca é tardept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: Ciências Sociais - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MAISON.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.