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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Ivone Maria Mendes-
dc.contributor.referee1Loss, Adriana Salete-
dc.contributor.referee2Moura, Neide Cardoso-
dc.creatorLapinski, Tatiane Fátima-
dc.date2018-12-06-
dc.date.accessioned2022-04-27T13:30:35Z-
dc.date.available2019-01-31-
dc.date.available2022-04-27T13:30:35Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5364-
dc.description.resumoA presente pesquisa analisa as narrativas de professores/as sobre a construção das identidades de gênero de meninos e meninas no Ensino Fundamental, buscando compreender como os/as professores/as de um pequeno município do Alto Uruguai Gaúcho percebem e abordam as questões de gênero nas relações com os/as estudantes. Discutir sobre este assunto é muito importante, pois na sociedade atual, tabus referentes ao ser homem e ao ser mulher ainda continuam naturalizados. Entende-se que a escola seja um espaço muito importante para que temas referentes a gênero e sexualidade sejam discutidos, no entanto, percebe-se que muitos padrões ainda continuam naturalizados entre os/as professores/as, sobre o que é ser menino e ser menina, acabando muitas vezes por enfatizar as diferenças, moldando comportamentos, julgando atitudes como femininas ou masculinas. Nesse viés, a pesquisa objetiva investigar como os/as professores/as observam as relações entre meninos e meninas no Ensino Fundamental e entre estes/as e os professores/as, analisando diferenças percebidas nestas relações, considerando o gênero de alunos/as e professores/as. Busca-se também investigar a influência dos/as professores/as nas construções das identidades de gênero dos/as alunos/as, bem como analisar o papel da escola e dos/as professores/as no trabalho com tais questões. No referencial teórico procurou-se realizar uma discussão sobre o que é gênero utilizando autores como Scott (1995) e Felipe e Guizzo (2008). Também foi abordado o papel da escola na construção de concepções e relações de gênero, utilizando autores como Auad (2006) e Finco (2007) e, por fim, foi discutido sobre as construções de gênero nas relações entre professores/as e alunos/as utilizando autores como Louro (2011) e Finco (2010). A construção metodológica desta pesquisa possui uma perspectiva qualitativa, tendo sido realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e, na sequência, o trabalho de campo, a partir da realização de um grupo focal com professores/as. Ao final foi realizada a análise dos dados baseada nos pressupostos de Laurence Bardin (2011) e Romeu Gomes (2013). Constatou-se, segundo as narrativas dos/as professores/as, que meninos e meninas no Ensino Fundamental formam seus grupos separando-se por gênero. Em relação às amizades, os professores destacaram que a amizade entre meninas envolve mais a demonstração de sentimento e o contato físico, características que nas amizades entre os meninos são mais reprimidas. Já sobre a amizade entre meninos e meninas, a maioria dos professores apontou que, “é difícil de ver” e, quando ocorre, possui características diferentes. Quanto às concepções dos/as professores/as sobre masculinidades e feminilidades, constatou-se, a partir de suas narrativas, que os/as professores compreendem o ser homem e o ser mulher a partir dos modelos/padrões presentes na sociedade. Ao considerar o desempenho e interesse nos estudos de meninos e meninas, alguns professores/as apontaram que as meninas têm um maior desempenho e interesse, apenas uma professora destacou que não há uma diferenciação, pois existem tanto excelentes alunos, como excelentes alunas. Os resultados da pesquisa revelaram ainda que apesar dos/as professores/as exercerem a mesma profissão, estabelecem-se expectativas e funções diferenciadas para ele/as e isso reflete nas relações estabelecidas com os/as estudantes. Com relação a qual é o papel da escola e dos/as professores/as no trabalho com as questões de gênero e sexualidade, os/as participantes apontaram as dificuldades em abordar tais temáticas no espaço escolar, um assunto que eles/as mesmos/as não conhecem. No entanto, destacaram que estes temas podem emergir quando trabalha-se sobre os preconceitos e discriminações, sendo assim, estes temas são trabalhados, mesmo que indiretamente. Ao longo da pesquisa fica evidenciada a importância de abordar tais temáticas no meio escolar, sendo necessário para isso que os/as professores/as possuam uma formação inicial e continuada adequada e que busquem lutar contra propostas como a “Escola sem Partido”, que retira estes, entre outros temas, do espaço escolar. Dessa forma, realizar o estudo desta temática possibilitou a reflexão sobre as múltiplas masculinidades e feminilidades, a diversidade de gênero e a diversidade sexual, temas relevantes para que meninos e meninas possam compreender melhor a si mesmos e o mundo que os cerca.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-03-22T17:55:09Z No. of bitstreams: 1 LAPINSKI.pdf: 614239 bytes, checksum: 81dfccc87ea4b940f0646bc734e016b7 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-27T13:30:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LAPINSKI.pdf: 614239 bytes, checksum: 81dfccc87ea4b940f0646bc734e016b7 (MD5) Previous issue date: 2018-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectIdentidades de gêneropt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectRelação entre professores e alunospt_BR
dc.titleComo professores/as percebem e abordam questões de gênero na relação com meninos e meninas no ensino fundamental?pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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