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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Ivone Maria Mendes-
dc.contributor.referee1Marangoni, Simone Teresinha-
dc.contributor.referee2Bittencourt, Zoraia Aguiar-
dc.creatorScatolin, Patrícia-
dc.date2018-12-12-
dc.date.accessioned2022-04-27T13:50:08Z-
dc.date.available2019-01-22-
dc.date.available2022-04-27T13:50:08Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5368-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve por objetivo identificar quais são os aspectos valorizados pelos estudantes adolescentes nas relações estabelecidas com seus professores e que ideal de atuação docente estes construíram ao longo de sua trajetória escolar, tendo em vista que as características das relações estabelecidas entre professores e estudantes podem interferir positiva ou negativamente no processo de aprendizagem e possibilitam, também, a criação de um ideal docente constituído a partir das experiências vividas pelos estudantes. É importante ressaltar que a prática docente é um todo dinâmico, pois necessita de conhecimentos técnicos e do domínio de um aporte teórico ao mesmo tempo em que se sustenta na tomada de decisões imediatas que se baseia na dimensão pessoal de cada docente. Portanto, além de aspectos profissionais, a docência se constitui pelo âmbito pessoal, o qual permite o estabelecimento de relações entre professores e alunos que possibilita a expressão da afetividade como instrumento de aprendizagem. Durante a pesquisa foram estabelecidos alguns conceitos relacionados à temática proposta, tais como relação entre professor-aluno, afetividade, profissionalidade docente e aprendizagem, a partir da visão de autores como Tardif e Lessard (2011), Antônio Nóvoa (1992), Perrenoud (2002), Sacristán (1995), Freire (2013) e Tassoni (2011). A pesquisa realizada é de natureza qualitativa e efetivou-se a partir de uma investigação com estudantes de uma turma de nono ano do Ensino Fundamental de uma instituição da rede privada de ensino, localizada na cidade de Erechim/RS. A construção de dados deu-se pelo intermédio de um questionário entregue aos estudantes desta turma, num total de vinte e seis adolescentes, que responderam ao questionário com perguntas referentes às lembranças mais relevantes de momentos vividos ao longo de sua trajetória escolar, características, atitudes e práticas docentes que estes valorizam e suas contribuições para sua formação. Destes, foram selecionados quatro estudantes para discorrer sobre as respostas apresentadas em seus questionários, possibilitando a compreensão de alguns elementos apresentados por esses estudantes, bem como a ampliação de seus discursos e o apontamento do nome de professores que atendem às características, atitudes e práticas citadas pelos estudantes em relação ao ideal docente que estes construíram ao longo de sua trajetória escolar. Por fim, estes professores responderam a um questionário sobre a intenção de suas práticas e a valorização das relações estabelecidas com os estudantes. A análise dos dados construídos ao longo da pesquisa aponta para a presença de dois elementos valorizados pelos estudantes adolescentes nas relações estabelecidas com seus professores: o aspectos técnicos da profissão docente e os aspectos (inter)subjetivos e éticos desta profissão. Características como inovação, domínio do conteúdo, concepções de aprendizagem, bem como escuta sensível, valorização do estudante e espontaneidade, foram apontadas como as mais valorizadas entre os estudantes. A utilização de metodologias diversificadas, acompanhadas da compreensão das diversas formas de aprender e o respeito a essa diversidade, também contemplam as expectativas dos estudantes em relação a um ideal de professor. Desta forma, conclui-se que o ideal docente construído ao longo da trajetória escolar de estudantes adolescentes baseia-se nas manifestações de afetividade presentes nas relações estabelecidas com seus professores, aliadas à formação adequada e constante destes, sendo necessário, portanto, um equilíbrio entre os aspectos (inter)subjetivos, éticos e técnicos da profissão docente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-03-22T18:54:54Z No. of bitstreams: 1 SCATOLIN.pdf: 1267326 bytes, checksum: b9adcab07c7092c6f1b086b018b7ddbb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-04-27T13:50:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCATOLIN.pdf: 1267326 bytes, checksum: b9adcab07c7092c6f1b086b018b7ddbb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-27T13:50:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SCATOLIN.pdf: 1267326 bytes, checksum: b9adcab07c7092c6f1b086b018b7ddbb (MD5) Previous issue date: 2018-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectIdeal docentept_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.title“Professor ideal?”: uma discussão sobre os aspectos valorizados por estudantes adolescentes nas relações estabelecidas com seus professorespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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