Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5374
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Joice Beatriz da-
dc.contributor.referee1Eidt, Celso-
dc.contributor.referee2Dal Forno, Ricardo Lavalhos-
dc.creatorSampaio, André Rodrigues-
dc.date2020-04-17-
dc.date.accessioned2022-04-27T14:02:39Z-
dc.date.available2020-04-28-
dc.date.available2022-04-27T14:02:39Z-
dc.date.issued2020-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5374-
dc.description.abstractEntre los siglos XX y XXI, el mundo ha experimentado innumerables transformaciones, como em el contexto político, social, científico, filosófico, económico y, como veremos, estético. El presente trabajo tuvo como principal perspectiva de investigación, analisar las expresiones del arte urbano, como el graffiti moderno. Para estudiar tales expresiones, tomamos un camino histórico em un intento de compreender aspectos comunes entre ellas, reconciliando temas estéticos com el desarrollo, aunque breve, de la historia del arte. Así, podemos entender los elementos principales que constituyeron la disciplina Estética y el desarollo de sus conceptos principales. Además, imaginamos la tesis hegeliana del fin del arte, com la intención de percibir cómo se aplica al mundo artístico contemporáneo, una actitud que abró la puerta a la teoria de autores posteriores como Walter Benjamin y Theodor Adorno.pt_BR
dc.description.resumoEntre os séculos XX e XXI o mundo passou por inúmeras transformações, como no contexto político, social, científico, filosófico, econômico e, como veremos, estético. O presente trabalho teve como principal perspectiva, analisar as expressões da arte urbana, como o graffit, e a pixação, que aqui passamos a entender enquanto “graffiti moderno.” Para estudar tais expressões, fizemos um caminho histórico na tentativa de entender aspectos comuns entre elas, conciliando os temas estéticos com o desenrolar, ainda que breve, da história da arte. Assim, podemos perceber os principais elementos que constituíram a disciplina Estética e o desenvolvimento dos seus principais conceitos. Além de vislumbrar a tese hegeliana do fim da arte, com o intento de perceber como ela se aplica ao mundo artístico contemporâneo, atitude essa que nos abriu as portas para a teoria de autores posteriores como Walter Benjamin e Theodor Adorno.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-04-05T11:35:15Z No. of bitstreams: 1 SAMPAIO.pdf: 2787319 bytes, checksum: cf6e23dd025d7c1d71459eff2dbafc7d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-04-27T14:02:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SAMPAIO.pdf: 2787319 bytes, checksum: cf6e23dd025d7c1d71459eff2dbafc7d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-27T14:02:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SAMPAIO.pdf: 2787319 bytes, checksum: cf6e23dd025d7c1d71459eff2dbafc7d (MD5) Previous issue date: 2020-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGraffitipt_BR
dc.subjectPixaçãopt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.titleTeoria estética e o fim da arte: uma leitura sobre o graffiti e a pixaçãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAMPAIO.pdf2,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.