Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5374
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Costa, Joice Beatriz da | - |
dc.contributor.referee1 | Eidt, Celso | - |
dc.contributor.referee2 | Dal Forno, Ricardo Lavalhos | - |
dc.creator | Sampaio, André Rodrigues | - |
dc.date | 2020-04-17 | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-27T14:02:39Z | - |
dc.date.available | 2020-04-28 | - |
dc.date.available | 2022-04-27T14:02:39Z | - |
dc.date.issued | 2020-04 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5374 | - |
dc.description.abstract | Entre los siglos XX y XXI, el mundo ha experimentado innumerables transformaciones, como em el contexto político, social, científico, filosófico, económico y, como veremos, estético. El presente trabajo tuvo como principal perspectiva de investigación, analisar las expresiones del arte urbano, como el graffiti moderno. Para estudiar tales expresiones, tomamos un camino histórico em un intento de compreender aspectos comunes entre ellas, reconciliando temas estéticos com el desarrollo, aunque breve, de la historia del arte. Así, podemos entender los elementos principales que constituyeron la disciplina Estética y el desarollo de sus conceptos principales. Además, imaginamos la tesis hegeliana del fin del arte, com la intención de percibir cómo se aplica al mundo artístico contemporáneo, una actitud que abró la puerta a la teoria de autores posteriores como Walter Benjamin y Theodor Adorno. | pt_BR |
dc.description.resumo | Entre os séculos XX e XXI o mundo passou por inúmeras transformações, como no contexto político, social, científico, filosófico, econômico e, como veremos, estético. O presente trabalho teve como principal perspectiva, analisar as expressões da arte urbana, como o graffit, e a pixação, que aqui passamos a entender enquanto “graffiti moderno.” Para estudar tais expressões, fizemos um caminho histórico na tentativa de entender aspectos comuns entre elas, conciliando os temas estéticos com o desenrolar, ainda que breve, da história da arte. Assim, podemos perceber os principais elementos que constituíram a disciplina Estética e o desenvolvimento dos seus principais conceitos. Além de vislumbrar a tese hegeliana do fim da arte, com o intento de perceber como ela se aplica ao mundo artístico contemporâneo, atitude essa que nos abriu as portas para a teoria de autores posteriores como Walter Benjamin e Theodor Adorno. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-04-05T11:35:15Z No. of bitstreams: 1 SAMPAIO.pdf: 2787319 bytes, checksum: cf6e23dd025d7c1d71459eff2dbafc7d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-04-27T14:02:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SAMPAIO.pdf: 2787319 bytes, checksum: cf6e23dd025d7c1d71459eff2dbafc7d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-04-27T14:02:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SAMPAIO.pdf: 2787319 bytes, checksum: cf6e23dd025d7c1d71459eff2dbafc7d (MD5) Previous issue date: 2020-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Graffiti | pt_BR |
dc.subject | Pixação | pt_BR |
dc.subject | Estética | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.title | Teoria estética e o fim da arte: uma leitura sobre o graffiti e a pixação | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SAMPAIO.pdf | 2,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.