Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5374
Type: Monografia
Title: Teoria estética e o fim da arte: uma leitura sobre o graffiti e a pixação
Author: Sampaio, André Rodrigues
First advisor: Costa, Joice Beatriz da
metadata.dc.contributor.referee1: Eidt, Celso
metadata.dc.contributor.referee2: Dal Forno, Ricardo Lavalhos
Resume: Entre os séculos XX e XXI o mundo passou por inúmeras transformações, como no contexto político, social, científico, filosófico, econômico e, como veremos, estético. O presente trabalho teve como principal perspectiva, analisar as expressões da arte urbana, como o graffit, e a pixação, que aqui passamos a entender enquanto “graffiti moderno.” Para estudar tais expressões, fizemos um caminho histórico na tentativa de entender aspectos comuns entre elas, conciliando os temas estéticos com o desenrolar, ainda que breve, da história da arte. Assim, podemos perceber os principais elementos que constituíram a disciplina Estética e o desenvolvimento dos seus principais conceitos. Além de vislumbrar a tese hegeliana do fim da arte, com o intento de perceber como ela se aplica ao mundo artístico contemporâneo, atitude essa que nos abriu as portas para a teoria de autores posteriores como Walter Benjamin e Theodor Adorno.
Abstract: Entre los siglos XX y XXI, el mundo ha experimentado innumerables transformaciones, como em el contexto político, social, científico, filosófico, económico y, como veremos, estético. El presente trabajo tuvo como principal perspectiva de investigación, analisar las expresiones del arte urbano, como el graffiti moderno. Para estudiar tales expresiones, tomamos un camino histórico em un intento de compreender aspectos comunes entre ellas, reconciliando temas estéticos com el desarrollo, aunque breve, de la historia del arte. Así, podemos entender los elementos principales que constituyeron la disciplina Estética y el desarollo de sus conceptos principales. Además, imaginamos la tesis hegeliana del fin del arte, com la intención de percibir cómo se aplica al mundo artístico contemporáneo, una actitud que abró la puerta a la teoria de autores posteriores como Walter Benjamin y Theodor Adorno.
Keywords: Graffiti
Pixação
Estética
Arte
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5374
Issue Date: Apr-2020
Appears in Collections:Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SAMPAIO.pdf2,72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.