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Tipo: Monografia
Título: Estabilização de alto teor de material fresado com ligante álcali-ativado à base de metacaulim e cinza de casca de arroz
Autor(es): Pollon, Rafaela
Primeiro Orientador: Korf, Eduardo Pavan
Primeiro coorientador: Pelissaro, Deise Trevizan
Primeiro membro da banca: Bruschi, Jordi
Segundo membro da banca: Ferrazzo, Suéllen
Resumo: Principal modal de transporte brasileiro, o rodoviário apresenta-se em quantidade e qualidade deficientes, causando impactos negativos à prestação de serviços, durabilidade, custos para construção e manutenção, bem como ao meio ambiente. Com isso, o presente trabalho busca uma alternativa para substituição de cimento Portland na estabilização de altos teores de material fresado para aplicação em base e sub base de pavimentos, utilizando cinza de casca de arroz álcali-ativada para a geração de uma pasta de ligante alternativo. Optou-se por utilizar 60 % de material fresado na composição da mistura, juntamente com agregados virgens e adições de 0 %, 20 %, 30 % e 40 % de ligante alternativo, composto por cinza de casca de arroz, metacaulim, hidróxido de sódio e água. As misturas foram submetidas a estudo do comportamento físico-mecânico, por meio de ensaios de compactação e resistência à compressão simples (RCS) e ao estudo mineralógico e microestrutural, por meio de técnicas de difração de raios X (DRX) e microscopia eletrônica de varredura (MEV) com espectroscopia por energia dispersiva (EDS). Após isso, foi possível identificar que maiores teores de ligante alternativo e tempos de cura resultaram no incremento linear das resistências à compressão simples (RCS). Verificou-se que a RCS das misturas foi influenciada significativamente pelo teor de ligante, além da interação ligante-tempo de cura, e do tempo de cura. As análises de DRX e MEV com EDS confirmam o surgimento de reações de álcali-ativação e a presença de géis.
Abstract/Resumen: Main modal of Brazilian transport, the road modal presents itself in deficient quantity and quality, causing negative impacts to the provision of services, durability, costs for construction and maintenance, as well as to the environment. The present work seeks an alternative to replace Portland Cement in the stabilization of high contents of Recycled Asphalt Pavement (RAP) for application in base and subbase of pavements, using alkali- activated rice husk ash to generate an alternative binder paste. It was decided to use 60% of RAP in the composition of the mixture, with aggregates and additions of 0 %, 20 %, 30 % and 40 % of alternative binder, composed of rice husk ash, metakaolin, sodium hydroxide and water. The mixtures were subjected to a study of physical-mechanical behavior, through compaction tests, to determine the maximum dry specific weight and the optimal moisture and Uniaxial Compressive Strength (UCS) and were also subjected to a mineralogical and microstructural study, through X-Ray Diffraction (XRD) and Scanning Electron Microscopy (SEM) with Energy Dispersive Spectroscopy (EDS). After that, it was possible to identify that higher percentages of alternative binder and longer curing times results, in a linear increase in the Uniaxial Compressive Strength (UCS). It was found that the UCS of the mixtures was significantly influenced by the binder content, in addition to the binder-curing time interaction, and the curing time. XRD and SEM analyzes with EDS confirm the emergence of alkali-activation reactions and the presence of gels.
Palavras-chave: Resíduo agroindustrial
Álcali-ativação
Material asfáltico fresado
Comportamento mecânico
Mineralogia e microestrutura
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5396
Data do documento: Mar-2022
Aparece nas coleções:Engenharia Ambiental

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