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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Triches, Rozane Marcia-
dc.creatorBrito, Izabela Caroline de-
dc.date2021-05-20-
dc.date.accessioned2022-05-04T18:46:13Z-
dc.date.available2022-05-04T18:46:13Z-
dc.date.issued2021-05-20-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5444-
dc.description.resumoO profissional nutricionista precisa de formação e de sensibilização para que possa atuar em prol de práticas mais sustentáveis junto ao PNAE. Programa Nacional de alimentação Escolar Objetivos: Este estudo buscou verificar a importância, o conhecimento e as ações e de nutricionistas que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar no sudoeste e oeste do estado do Paraná em relação às dietas sustentáveis. Métodos: Trata-se de uma pesquisa transversal, exploratória, com coleta de dados primários a partir de questionário online. Foi utilizado software PSPP para análises descritivas, teste de normalidade e teste de Mann Whitney.Dos 96 questionários enviados, 32 foram respondidos (33,33%). Resultados:Verificou-se que a grande maioria (62,5%) não teve formação acadêmica sobre o assunto e considera não ter conhecimentos suficientes sobre dietas sustentáveis. Embora todos considerem de muita ou média importância os aspectos de sustentabilidade, a dimensão ambiental foi a que obteve o menor percentual de ‘muita importância’ (75%).Em relação às ações observou-se que as com maior proporção de confirmações estavam as relativas ao cumprimento de legislações e à economicidade. Encontrou-se associação significativa (p<0,05) entre a importância dada à dimensão econômica e a quantidade de ações propositivas de sustentabilidade realizadas pelos nutricionistas. Os dados demonstram que os profissionais que realizam mais ações sustentáveis tendem a serem aqueles mais preocupados com os aspectos econômicos do que propriamente com aspectos ambientais. Conclusão: Portanto, há necessidade de formação e sensibilização destes profissionais sobre dietas sustentáveis para que possam compreender melhor o que isso abrange e tenham mais clareza sobre as ações que devem realizar para alcançar a sustentabilidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2022-05-03T17:49:31Z No. of bitstreams: 1 BRITO.pdf: 274077 bytes, checksum: 9b73caae1d5b6f2b455634ff92c8cfd4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-05-04T18:46:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BRITO.pdf: 274077 bytes, checksum: 9b73caae1d5b6f2b455634ff92c8cfd4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-04T18:46:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BRITO.pdf: 274077 bytes, checksum: 9b73caae1d5b6f2b455634ff92c8cfd4 (MD5) Previous issue date: 2021-05-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlimentação Escolarpt_BR
dc.subjectProgramas de Nutriçãopt_BR
dc.subjectDietéticapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleImportância, conhecimento e atuação de nutricionistas da alimentação escolar sobre dietas sustentáveispt_BR
dc.title.alternativeNutritionists value, knowledge and action about sustainable diets in school feedingpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
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