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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Weber, Jucieli-
dc.creatorFreire, Larissa Camilo-
dc.date2022-03-26-
dc.date.accessioned2022-05-05T18:47:56Z-
dc.date.available2022-05-05T18:47:56Z-
dc.date.issued2022-03-26-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5455-
dc.description.abstractObjective: To compare whether the period in which university students are in the nutrition course influences the knowledge of frontal labeling, after adjustment for sociodemographic variables. Methods: Convenience sampling. Participants were selected through a distance approach, via e-mail. Fifty-eight students entering and graduating from Nutrition courses at institutions located in Paraná were included in the research. 58 survey responses were received for the 22 questions about labeling. Results: The variables were included in blocks in the analysis, with three models in total. Model 1 was adjusted for demographic variables (sex, age), while in Model 2, the adjustment was for housing and marital status, in addition to sex and age. Finally, Model 3 included an income variable. All models included the main exposure (course period) in the analysis. The regression results were presented as odds ratios (OR) with their respective 95%CI. The statistical significance level used was 5%. This showed that final year students are 11.0 times more likely to know frontal labeling when compared to first year students, this result being statistically significant (95%CI: 1.66; 72.3, p=0.013). Conclusion: The undergraduate degree in nutrition provided students with greater knowledge about labeling, which could promote better eating habits in this population. The importance of this topic in graduation was perceived, as it promotes knowledge about labeling to students, and can be used as a nutritional education instrument, and reflect on Brazilian public health.pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Comparar se o período em que estudantes universitários se encontram no curso de nutrição influencia no conhecimento da rotulagem frontal, após ajuste para variáveis sociodemográficas. Métodos: A amostragem por conveniência. Os participantes foram selecionados através de abordagem a distância, via e-mail. Foram incluídos na pesquisa 58 estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de Nutrição das instituições localizadas em território paranaense. Recebeu-se 58 respostas da pesquisa para as 22 perguntas sobre a rotulagem. Resultados: As variáveis foram incluídas em blocos na análise, sendo três modelos no total. O modelo 1 foi ajustado para variáveis demográficas (sexo, idade), enquanto que, no Modelo 2, o ajuste foi por moradia e estado civil, além do sexo e idade. Por fim, o Modelo 3 incluiu uma variável de renda. Todos os modelos incluíram a exposição principal (período do curso) na análise. Os resultados da regressão foram apresentados como razões de odds (RO) com seus respectivos IC95%. O nível de significância estatística usado foi de 5%. O que demonstraram que os alunos do último ano têm 11,0 vezes mais chances de conhecer rotulagem frontal quando comparado com os do primeiro ano, sendo esse resultado estatisticamente significativo (IC95%: 1,66; 72,3, p=0,013). Conclusão: A graduação em nutrição proporcionou aos estudantes maior conhecimento sobre a rotulagem, podendo promover a essa população melhores hábitos alimentares. Percebeu-se a importância deste tema na graduação, pois promove conhecimento acerca da rotulagem aos estudantes, e pode ser utilizada como instrumento de educação nutricional, e refletir na saúde pública brasileira.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2022-05-04T19:22:20Z No. of bitstreams: 1 FREIRE.pdf: 460440 bytes, checksum: facfec5c3891fab4d70bf9bac9f4e8ce (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-05-05T18:47:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FREIRE.pdf: 460440 bytes, checksum: facfec5c3891fab4d70bf9bac9f4e8ce (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-05T18:47:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FREIRE.pdf: 460440 bytes, checksum: facfec5c3891fab4d70bf9bac9f4e8ce (MD5) Previous issue date: 2022-03-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRotulagem de Alimentospt_BR
dc.subjectComportamento do Consumidorpt_BR
dc.subjectEducação Alimentar e Nutricionalpt_BR
dc.titleO conhecimento sobre rotulagem de alimentos e rotulagem frontal de estudantes ingressantes e concluintes de cursos de nutrição de universidades do Paraná e a influência nas suas escolhas alimentarespt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
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