Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5496
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gravina, Aline Peixoto-
dc.creatorGaio, Cristiano Rogerio-
dc.date2021-12-02-
dc.date.accessioned2022-05-12T18:25:37Z-
dc.date.available2022-04-29-
dc.date.available2022-05-12T18:25:37Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5496-
dc.description.abstractGrammatical teaching and linguistic theory are often seen by society at large as distant fields with few intersections. The proposal of the present work seeks to present an approximation between these fields, from the explanation of the result of a theoretical linguistic research, related to change and the possibility of applying this knowledge in school teaching. The intention of the study is to demonstrate that diachronic change also plays a leading role in understanding the grammar of the language in a didactic way. The attested preference for using the position of the most filled grammatical subject in Brazilian Portuguese, compared to European Portuguese, brings contributions to current linguistic reflections, which can be worked on in basic education, promoting more consistent learning when dialoguing with contents of the cultured written modality in teaching. The proposal, of this course conclusion project, is dedicated to establishing this bridge with regard to academic studies and school grammar teaching.To fulfill this purpose, didactic proposals were elaborated that sought to involve academic questions about the “subject” syntactic phenomenon. The activities produced sought to identify diachronic differences in the use of the null subject and the filled subject between Brazilian Portuguese (hereinafter BP) and European Portuguese (hereinafter PE), a topic that is widely discussed within theoretical and academic studies. It is important to emphasize that the elaborated activities did not seek to replace any didactic resource, whether books or handouts, but rather, they have a complementary character to the content about the subject, when worked by teachers in the classroom.pt_BR
dc.description.resumoO ensino gramatical e a teoria linguística são vistos, pela sociedade em geral, muitas vezes, como campos distantes e com poucas interseções. A proposta do presente trabalho busca apresentar uma aproximação entre esses campos, a partir da explanação do resultado de uma pesquisa linguística teórica, relacionada à mudança e a possibilidade de aplicação desse conhecimento no ensino escolar. A intenção do estudo é demonstrar que a mudança diacrônica possui, também, um papel de protagonismo para o entendimento da gramática da língua de maneira didática. A atestada preferência do uso da posição do sujeito gramatical mais preenchido no português brasileiro, comparado ao português europeu, traz contribuições para as reflexões linguísticas atuais, que podem ser trabalhadas na educação básica, promovendo um aprendizado mais consistente ao dialogar com conteúdos da modalidade culta escrita no ensino. Com isso, a proposta, deste projeto de conclusão de curso, dedica-se em estabelecer essa ponte no que diz respeito aos estudos acadêmicos e o ensino gramatical escolar. Para cumprir com este propósito, foram elaboradas propostas didáticas que buscaram envolver questões acadêmicas sobre o fenômeno sintático “sujeito”. As atividades produzidas buscaram identificar diferenças diacrônicas no uso do sujeito nulo e do sujeito preenchido entre o português brasileiro (doravante PB) e o português europeu (doravante PE), tema esse que é de ampla discussão dentro dos estudos teóricos e acadêmicos. É importante ressaltar que as atividades elaboradas não buscaram substituir nenhum recurso didático, sejam livros ou apostilas, mas sim, possuem caráter complementar ao conteúdo sobre sujeito, quando trabalhado pelos professores em sala de aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-04-29T18:46:11Z No. of bitstreams: 1 GAIO.pdf: 1845216 bytes, checksum: d9236c3c896a5b55e2cfcc3e11c0a97b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-05-12T18:25:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GAIO.pdf: 1845216 bytes, checksum: d9236c3c896a5b55e2cfcc3e11c0a97b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-12T18:25:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GAIO.pdf: 1845216 bytes, checksum: d9236c3c896a5b55e2cfcc3e11c0a97b (MD5) Previous issue date: 2021-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectEducação escolarpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titlePreenchimento do sujeito versus sujeito nulo: sequências didáticas para a educação básicapt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GAIO.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.