Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5507
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Snichelotto, Cláudia Andrea Rost-
dc.creatorRodrigues, Luiz Carlos-
dc.date2021-10-21-
dc.date.accessioned2022-05-12T18:55:08Z-
dc.date.available2022-05-04-
dc.date.available2022-05-12T18:55:08Z-
dc.date.issued2021-10-21-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5507-
dc.description.resumoNos dias atuais Chapecó possui uma significativa presença de alunos matriculados na rede de ensino municipal cuja língua materna é o crioulo haitiano ou que seus pais são migrantes/refugiados provenientes do Haiti. Porém, a rede de ensino enfrenta carência na ministração de aulas de português baseada em um ensino de língua de acolhimento e de docentes com formação específica para o atendimento dessas crianças. Considerando essa realidade, este artigo apresenta uma proposta de curso para o ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) para este perfil de alunos com o intuito de: (i) desenvolver a sua inserção sociocomunicativa no ambiente escolar, baseada na vivência da execução do projeto de extensão universitária “O português brasileiro, brincando e aprendendo”, e (ii) contribuir com a formação inicial e continuada de professores de PLAc. Nossa questão de pesquisa foi: como elaborar uma proposta de ensino de PLAc para auxiliar com o desenvolvimento da variante brasileira da língua portuguesa destes estudantes e de sua inserção no ambiente escolar? Como resposta ao questionamento, elaboramos um curso semestral de 30 encontros respaldado em uma abordagem intercultural baseada em um material didático adquirido pelas escolas com recursos municipais como ferramenta de base.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-05-04T16:43:24Z No. of bitstreams: 1 RODRIGUES.pdf: 1104184 bytes, checksum: a8d6f767151562ea607c34515b4cb7d7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-05-12T18:55:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RODRIGUES.pdf: 1104184 bytes, checksum: a8d6f767151562ea607c34515b4cb7d7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-12T18:55:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RODRIGUES.pdf: 1104184 bytes, checksum: a8d6f767151562ea607c34515b4cb7d7 (MD5) Previous issue date: 2021-10-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectHaitianopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.titleEnsino de português brasileiro como língua de acolhimento para crianças falantes de crioulo haitiano estudantes da rede pública de Chapecó, Santa Catarinapt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGUES.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.