Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5509
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marchesan, Ani Carla | - |
dc.creator | Sousa, Sheila Margareth de | - |
dc.date | 2021-12-02 | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-12T18:57:51Z | - |
dc.date.available | 2022-05-04 | - |
dc.date.available | 2022-05-12T18:57:51Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-02 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5509 | - |
dc.description.resumo | O trabalho com a gramática do português padrão nas aulas de língua portuguesa (LP) constitui-se em tarefa fundamental e indispensável na Educação Básica. Entretanto, o ensino, baseado nos moldes tradicionais, limitado à prescrição de aspectos linguísticos relacionados às variedades linguísticas prestigiadas (a norma culta) e/ao modelo ideal de língua (a norma padrão), corrobora com a institucionalização de preconceitos em relação às demais variedades da língua. Considerando que a BNCC aponta para uma abordagem de ensino de LP que rejeite os preconceitos linguísticos, este artigo objetiva mostrar uma possibilidade de ensino da gramática do português padrão norteado pelas contribuições do gerativismo e fazer um levantamento bibliográfico sistematizado de estudos gerativistas nacionais, publicados de forma gratuita e on-line entre jan./2020 a ago./2021, que tratem de ensino de gramática na Educação Básica. Partindo da assertiva de que todo indivíduo possui uma dotação genética, a faculdade da linguagem, e chega à escola com uma gramática (internalizada), a proposta é utilizar esse conhecimento internalizado para atingir àqueles que o aluno não tem: as regras gramaticais do português padrão. Ao todo, foram analisados 9 artigos cujos trabalhos indicam que a reflexão e comparação entre gramáticas|variedades linguísticas (tomadas como sinônimas) proporcionam aprendizagem consciente e ativa, contribuindo para o enfrentamento do preconceito linguístico e para o trabalho com a gramática na Educação Básica. Com base no levantamento de dados, conclui-se que foram poucos os estudos,em forma de artigo, publicados, no período analisado (19 meses), que fazem transposição didática entre a teoria formal e o ensino de gramática. Como trabalhos futuros, pretende-se ampliar a busca para que, assim, consiga-se ter um panorama e referências (especialmente ao professor da Educação Básica) dos assuntos/fenômenos linguísticos já pesquisados para que o professor possa ter acesso a eles e, assim, levar para a sala de aula um pouco dessas pesquisas já empreendidas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-05-04T17:45:00Z No. of bitstreams: 1 SOUSA.pdf: 411686 bytes, checksum: fcf15d07b2aea33774645e74989e2739 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-05-12T18:57:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SOUSA.pdf: 411686 bytes, checksum: fcf15d07b2aea33774645e74989e2739 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-05-12T18:57:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SOUSA.pdf: 411686 bytes, checksum: fcf15d07b2aea33774645e74989e2739 (MD5) Previous issue date: 2021-12-02 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gramática | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Palavra | pt_BR |
dc.title | O uso da gramática internalizada como ponto de partida para o “ensino” da gramática do português padrão | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Letras |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOUSA.pdf | 402,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.