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Tipo: Dissertação
Título: Docência nos anos iniciais do ensino fundamental: o desenvolvimento de saberes sobre o trabalho infantil doméstico
Autor(es): Tassi, Patrícia
Primeiro Orientador: Richit, Adriana
Primeiro membro da banca: Brandão, Edemilson
Segundo membro da banca: Loss, Adriana Salete
Terceiro membro da banca: Ribeiro , Halferd Carlos
Resumo: A legislação pátria veda a exploração do trabalho infantil doméstico. Ocorre que, a despeito da legislação vigente, evidenciam os indicadores oficias que esta prática ainda existe no dia a dia de milhares de crianças. Nesse sentido, buscando trazer alternativas e novas propostas metodológicas ao combate à exploração do trabalho infantil doméstico, encontramos nos saberes docentes uma possível ferramenta de identificação e intervenção. Guiados pela problemática “Quais são os saberes docentes relativos ao trabalho infantil doméstico desenvolvidos por professores dos anos iniciais a partir de uma ação formativa voltada a esse tema?”, nos dedicamos a revelar e discutir os saberes desenvolvidos por professores nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como estudamos de que maneira poderiam relacionar-se ao trabalho infantil doméstico visando uma possível identificação e intervenção pedagógica. Apoiados na base conceitual relativa aos saberes docentes de Maurice Tardif e orientados pelos pressupostos da abordagem qualitativa de pesquisa de campo, realizamos a investigação no contexto de uma atividade formativa, permeada por conteúdos da área do Direito e da Educação, que envolveu dezesseis professores dos anos iniciais do ensino fundamental, com foco no desenvolvimento de saberes para a identificação do trabalho infantil doméstico. O material empírico do estudo, organizado a partir dos pressupostos de análise de conteúdo de Laurence Bardin, foi construído a partir da realização de gravações de áudio e vídeo dos encontros, notas de campo, bem como da aplicação de questionário. A análise evidenciou distintos aspectos dos saberes docentes sobre o trabalho infantil doméstico, os quais constituíram duas categorias de análise. Saberes da formação e curriculares, que abarcam a problematização das pré-concepções sobre o trabalho infantil doméstico instituídas na sociedade e a ressignificação do tema a partir do aprofundamento dos elementos teóricos e jurídicos. Saberes experienciais movimentados pelos professores ao refletirem sobre esse tema considerando as vivências em sala de aula, nomeadamente: as implicações e desafios do trabalho infantil nos processos educativos, conhecimento dos contextos escolares e dos alunos e seu potencial para a identificação do trabalho infantil doméstico, falsas crenças sobre os benefícios do trabalho infantil doméstico, compreensão sobre as implicações dos aspectos socioeconômicos na incidência do trabalho infantil e do trabalho infantil doméstico no desenvolvimento das crianças, bem como das possibilidades e proposições de intervenção em sala de aula. Nesta perspectiva, o desenvolvimento de saberes experienciais, em estreita relação com os saberes da formação, pode fornecer ao professor subsídios teóricos e práticos que lhe possibilitem identificar, caracterizar e intervir nas situações de trabalho infantil.
Abstract/Resumen: The national legislation prohibits the exploitation of domestic child labor. It so happens that, despite the current legislation, the official indicators show that this practice still exists in the daily lives of thousands of children. In this sense, seeking to bring alternatives and new methodological proposals to combat the exploitation of domestic child labor, we found in the teaching knowledge a possible tool for identification and intervention. Guided by the problem “What are the teaching knowledge related to domestic child work developed by teachers of the early years from a training action focused on this theme?”, we dedicated ourselves to revealing and discussing the knowledge developed by teachers in the early years of elementary school, as well as studying how they could be related to domestic child labor, aiming at a possible identification and pedagogical intervention. Supported by the conceptual basis related to Maurice Tardif's teaching knowledge and guided by the assumptions of the qualitative approach of field research, we carried out the investigation in the context of a training activity, permeated by contents in the area of Law and Education, which involved sixteen teachers from the elementary school, focusing on the development of knowledge for the identification of domestic child labor. The empirical material of the study, organized based on Laurence Bardin's content analysis assumptions, was constructed from audio and video recordings of the meetings, field notes, as well as the application of a questionnaire. The analysis showed different aspects of teaching knowledge about child domestic work, which constituted two categories of analysis. Knowledge of training and curricula, which cover the questioning of preconceptions about domestic child labor instituted in society and the resignification of the theme from the deepening of theoretical and legal elements. Experiential knowledge moved by teachers when reflecting on this topic, considering the experiences in the classroom, namely: the implications and challenges of child labor in educational processes, knowledge of school and student contexts and its potential for identifying child domestic work, false beliefs about the benefits of child domestic work, understanding of the implications of socioeconomic aspects in the incidence of child labor and child domestic work on children's development, as well as the possibilities and proposals for intervention in the classroom. In this perspective, the development of experiential knowledge, in close relationship with training knowledge, can provide the teacher with theoretical and practical subsidies that enable him to identify, characterize and intervene in child labor situations.
Palavras-chave: Saberes docentes
Ensino nos Anos iniciais
Trabalho infantil doméstico
Formação de professores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5530
Data do documento: 24-Fev-2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

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