Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5571
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Onçay, Solange Todero Von-
dc.contributor.referee1Mohr, Matheus-
dc.contributor.referee2Sartori, Jerônimo-
dc.creatorVaz, Lucimara-
dc.date2022-04-01-
dc.date.accessioned2022-06-08T19:11:27Z-
dc.date.available2022-06-03-
dc.date.available2022-06-08T19:11:27Z-
dc.date.issued2022-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5571-
dc.description.abstractThis conclusion work - TCC aims to reflect and rescue important issues and aspects about the entry and permanence of indigenous women at the university. The methodological approach developed is qualitative and exploratory in nature. For data collection, they will be used as a source of information for women from the Serrinha indigenous area, which is located in the north of Rio Grande do Sul, between the municipalities of Ronda Alta, Três Palmeiras, Engenho Velho and Constantina (still in the process of demarcation ). The instruments that were used for this collection/construction were a questionnaire. The results show that all the interviewees who participated in the research demonstrate how important it is for indigenous and non-indigenous women to enter universities, because today we see many barriers to be faced for this to happen. In this way, women increasingly seek to adapt to the current world and through their interests, for education and for the future of their generation, they are opening spaces and conquering a place that is, by acquired rights, in Brazilian society.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão – TCC tem por objetivo refletir e resgatar questões e aspectos importantes sobre a entrada e permanência da mulher indígena na universidade. A abordagem metodológica desenvolvida é a qualitativa de natureza exploratória. Para a coleta de dados serão utilizados como fonte de informação às mulheres da área indígena da Serrinha, que está localizada no Norte do Rio Grande do Sul, entre os municípios de Ronda Alta, Três Palmeiras, Engenho Velho e Constantina (ainda em processo de demarcação). Os instrumentos que foram utilizados para essa coleta/construção, foram um questionário. Os resultados mostram que todas as entrevistadas que participaram da pesquisa demonstram o quanto é importante a entrada da mulher indígena e não indígena nas universidades, pois hoje vemos muitas barreiras a serem enfrentadas para que isso aconteça. Dessa forma, as mulheres cada vez mais procuram adaptar-se ao mundo atual e através de seus interesses, pela educação e pelo futuro de sua geração, vão abrindo espaços e conquistando um lugar que é, por direitos adquiridos, na sociedade brasileira.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-06-07T11:42:02Z No. of bitstreams: 1 VAZ.pdf: 337242 bytes, checksum: bb02f0add53eaedafa2642daf3b8cf3c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-06-08T19:11:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VAZ.pdf: 337242 bytes, checksum: bb02f0add53eaedafa2642daf3b8cf3c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-08T19:11:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VAZ.pdf: 337242 bytes, checksum: bb02f0add53eaedafa2642daf3b8cf3c (MD5) Previous issue date: 2022-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectSuperaçãopt_BR
dc.titleEntrada e permanência da mulher indígena na universidade: um olhar reflexivo desde o curso interdisciplinar em educação do campo: ciências da natureza/UFFS/Erechim/RSpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VAZ.pdf329,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.