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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5574
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Ribeiro Júnior, Halferd Carlos | - |
dc.contributor.referee1 | Fraga, Gérson Wasen | - |
dc.contributor.referee2 | Gritti, Isabel Rosa | - |
dc.creator | Brito, Caio Afonso da Silva | - |
dc.date | 2021-10-22 | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-08T19:17:11Z | - |
dc.date.available | 2022-05-13 | - |
dc.date.available | 2022-06-08T19:17:11Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-22 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5574 | - |
dc.description.resumo | O ensino secundário brasileiro nos anos 1950 estava em vertiginosa expansão e, com isso, suas bases estavam sendo modificadas por diversos agentes. Após a Reforma Curricular Simões Filho de 1951, os métodos pedagógicos e as orientações curriculares configuraram a pauta nas revistas pedagógicas, e estavam ocorrendo também, intervenções internacionais na construção dos métodos e conteúdos a serem ensinados. Pensando nisso, a presente pesquisa busca refletir, com base em seis edições de livros didáticos de História da América dos autores Antônio José Borges Hermida (1952 e 1961), Ary da Matta (1953 e 1954) e Alcindo Muniz de Souza (1952 e 1954), as concepções de brasilidade utilizadas em suas abordagens. Teoricamente, consideramos o livro didático como um receptáculo de conteúdos e discursos que estão inseridos em um sistema de elaboração, regulamentação, produção e difusão, e ainda, como um objeto munido de funções e objetivos. Pensando na abordagem metodológica, questionamos as bases pedagógicas, os conteúdos explícitos, as materialidades e também as competências disciplinares esperadas na utilização das edições, comparando as obras e os autores entre si. Com isso, buscamos compreender as possíveis alterações de conteúdo e métodos adotadas pelos autores e, também, comparar as diferentes abordagens de modo a compreender os discursos que disputavam a narrativa curricular e educacional do período. Bem como, buscamos traçar uma análise das perspectivas adotadas pelos autores para descrever a cultura brasileira a partir de uma concepção de brasilidade. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-05-16T11:33:35Z No. of bitstreams: 1 BRITO.pdf: 9586068 bytes, checksum: 0301ef369867568992e055a66a0e6d18 (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-08T19:17:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BRITO.pdf: 9586068 bytes, checksum: 0301ef369867568992e055a66a0e6d18 (MD5) Previous issue date: 2021-10-22 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livros Didáticos | pt_BR |
dc.subject | História da América | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.title | Ideias de brasilidade em livros didáticos de História da América após a implementação da reforma curricular de 1951 | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | História |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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