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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro Júnior, Halferd Carlos-
dc.contributor.referee1Fraga, Gérson Wasen-
dc.contributor.referee2Gritti, Isabel Rosa-
dc.creatorBrito, Caio Afonso da Silva-
dc.date2021-10-22-
dc.date.accessioned2022-06-08T19:17:11Z-
dc.date.available2022-05-13-
dc.date.available2022-06-08T19:17:11Z-
dc.date.issued2021-10-22-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5574-
dc.description.resumoO ensino secundário brasileiro nos anos 1950 estava em vertiginosa expansão e, com isso, suas bases estavam sendo modificadas por diversos agentes. Após a Reforma Curricular Simões Filho de 1951, os métodos pedagógicos e as orientações curriculares configuraram a pauta nas revistas pedagógicas, e estavam ocorrendo também, intervenções internacionais na construção dos métodos e conteúdos a serem ensinados. Pensando nisso, a presente pesquisa busca refletir, com base em seis edições de livros didáticos de História da América dos autores Antônio José Borges Hermida (1952 e 1961), Ary da Matta (1953 e 1954) e Alcindo Muniz de Souza (1952 e 1954), as concepções de brasilidade utilizadas em suas abordagens. Teoricamente, consideramos o livro didático como um receptáculo de conteúdos e discursos que estão inseridos em um sistema de elaboração, regulamentação, produção e difusão, e ainda, como um objeto munido de funções e objetivos. Pensando na abordagem metodológica, questionamos as bases pedagógicas, os conteúdos explícitos, as materialidades e também as competências disciplinares esperadas na utilização das edições, comparando as obras e os autores entre si. Com isso, buscamos compreender as possíveis alterações de conteúdo e métodos adotadas pelos autores e, também, comparar as diferentes abordagens de modo a compreender os discursos que disputavam a narrativa curricular e educacional do período. Bem como, buscamos traçar uma análise das perspectivas adotadas pelos autores para descrever a cultura brasileira a partir de uma concepção de brasilidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-05-16T11:33:35Z No. of bitstreams: 1 BRITO.pdf: 9586068 bytes, checksum: 0301ef369867568992e055a66a0e6d18 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-06-08T19:17:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BRITO.pdf: 9586068 bytes, checksum: 0301ef369867568992e055a66a0e6d18 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-08T19:17:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BRITO.pdf: 9586068 bytes, checksum: 0301ef369867568992e055a66a0e6d18 (MD5) Previous issue date: 2021-10-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivros Didáticospt_BR
dc.subjectHistória da Américapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.titleIdeias de brasilidade em livros didáticos de História da América após a implementação da reforma curricular de 1951pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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