Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5574
Type: Monografia
Title: Ideias de brasilidade em livros didáticos de História da América após a implementação da reforma curricular de 1951
Author: Brito, Caio Afonso da Silva
First advisor: Ribeiro Júnior, Halferd Carlos
metadata.dc.contributor.referee1: Fraga, Gérson Wasen
metadata.dc.contributor.referee2: Gritti, Isabel Rosa
Resume: O ensino secundário brasileiro nos anos 1950 estava em vertiginosa expansão e, com isso, suas bases estavam sendo modificadas por diversos agentes. Após a Reforma Curricular Simões Filho de 1951, os métodos pedagógicos e as orientações curriculares configuraram a pauta nas revistas pedagógicas, e estavam ocorrendo também, intervenções internacionais na construção dos métodos e conteúdos a serem ensinados. Pensando nisso, a presente pesquisa busca refletir, com base em seis edições de livros didáticos de História da América dos autores Antônio José Borges Hermida (1952 e 1961), Ary da Matta (1953 e 1954) e Alcindo Muniz de Souza (1952 e 1954), as concepções de brasilidade utilizadas em suas abordagens. Teoricamente, consideramos o livro didático como um receptáculo de conteúdos e discursos que estão inseridos em um sistema de elaboração, regulamentação, produção e difusão, e ainda, como um objeto munido de funções e objetivos. Pensando na abordagem metodológica, questionamos as bases pedagógicas, os conteúdos explícitos, as materialidades e também as competências disciplinares esperadas na utilização das edições, comparando as obras e os autores entre si. Com isso, buscamos compreender as possíveis alterações de conteúdo e métodos adotadas pelos autores e, também, comparar as diferentes abordagens de modo a compreender os discursos que disputavam a narrativa curricular e educacional do período. Bem como, buscamos traçar uma análise das perspectivas adotadas pelos autores para descrever a cultura brasileira a partir de uma concepção de brasilidade.
Keywords: Livros Didáticos
História da América
Ensino de História
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5574
Issue Date: 22-Oct-2021
Appears in Collections:História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRITO.pdf9,36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.