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Type: Monografia
Title: Fronteiras entre o ensino superior e o enfrentamento da epidemia de Covid-19
Author: Oliveira, Andressa Agnolin de
First advisor: Massaroli, Aline
metadata.dc.contributor.referee1: Araujo, Jeferson Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Conceição, Vander Monteiro da
Resume: Este estudo teve como objetivo geral analisar o domínio das competências relacionadas às medidas de biossegurança recomendadas para a assistência aos casos de COVID-19 pelos estudantes do curso de graduação em Enfermagem. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, com abordagem descritiva exploratória com estudantes do curso de Graduação em Enfermagem, de uma universidade pública de caráter Federal da Região do Sul do Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas que aconteceram de maneira online onde inicialmente apresentavam-se dois vídeos e posterior a entrevista/diálogo, tendo como média de tempo de duração 36:59 minutos. A análise dos dados ocorreu com base na análise de conteúdo de Bardin. Quanto aos resultados, este estudo contou com a participação de 15 estudantes sendo a média de idade de 23,2 anos, os quais foram identificados com codinomes de Super Heróis, para preservar suas identidades. A partir da análise emergiram três categorias: percepção dos estudantes acerca da aplicação das medidas de precaução e os riscos; higiene das mãos como prática essencial para a prevenção de infecções; sentimento dos estudantes acerca da possibilidade de atuar durante a pandemia. Destaca-se que a primeira categoria foi subdividida em mais 3 subcategorias: conhecimento sobre as precauções específicas para COVID-19; princípios de biossegurança relacionados ao uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e os riscos; e elementos complementares da Biossegurança. Quanto ao tipo de precaução específica para COVID-19 nota-se que houve divergência nas respostas dos estudantes, no que diz respeito à ordem de paramentação e desparamentação. Poucos souberam descrever corretamente, sobre a higiene de mãos a maioria sabe o passo a passo, entretanto há dificuldades para definição dos cinco momentos indicados para sua realização. Também pôde ser observado que a maioria não se sente preparado para atuar na linha de frente contra a COVID-19. Por fim, considera-se necessário maior ênfase e atenção ao tema biossegurança como um tema transversal da formação profissional e fica claro que os estudantes não estão preparados para atuarem de forma segura, uma vez que princípios básicos de biossegurança ainda não estão claros e desta maneira os mesmos se tornam mais susceptíveis à contaminação.
Abstract: The general objective of this study was to identify the domain of interprofessional competences related to the biosecurity measures recommended for the care of COVID-19 cases by students of the Undergraduate Nursing course. A qualitative research was developed, with an exploratory descriptive approach, with students of the Undergraduate Nursing Course, from a public university of a Federal character in the Southern Region of Brazil. Data collection was carried out through semi-structured interviews that took place online where initially two videos were presented and later the interview/dialogue, with an average duration of 36:59 minutes. Data analysis was based on Birdin's content analysis. As for the results, this study had the participation of 15 students, with an average age of 23.2 years, who were identified with Super Heroes codenames, to preserve their identities. From the analysis, three categories emerged: students' perception about the application of precautionary measures and the risks; hand hygiene as an essential practice for the prevention of infections; students' feelings about the possibility of acting during the pandemic. It is noteworthy that the first category was subdivided into 3 more subcategories: knowledge about specific precautions for COVID-19; biosafety principles related to the use of personal protective equipment (PPE) and the risks; and complementary elements of Biosafety. As for the type of specific precaution for COVID-19, it is noted that there was a divergence in the responses of the students, with regard to the order of attire and undressing. Few knew how to describe correctly, about hand hygiene most know the step by step, however there are difficulties in defining the five moments indicated for its accomplishment. It could also be observed that most do not feel prepared to act on the front line against COVID-19. Finally, greater emphasis and attention to the topic of biosafety is considered necessary as a cross-cutting theme of professional training and it is clear that students are not prepared to act safely, since basic principles of biosafety are still not clear and in this way they become more susceptible to contamination
Keywords: Ensino superior
Ensino e aprendizagem
Didática
Biosseguranção
Pandemia
Covid-19
Ensino remoto
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5582
Issue Date: 5-Apr-2022
Appears in Collections:Enfermagem

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