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Tipo: Monografia
Título: O movimento escola sem partido e a ascensão de pautas neoliberais e neoconservadoras na educação: duas faces reacionárias de uma mesma moeda
Autor(es): Guimarães, Roberta
Primeiro Orientador: Picoli, Bruno Antonio
Primeiro membro da banca: Radaelli, Samuel Mânica
Segundo membro da banca: Penna, Fernando de Araújo
Resumo: A herança dos regimes totalitários do século XX é a normalização da barbárie, a desconfiança perante os novos regimes democráticos. É a ideia de “Guerra Total” de Hobsbawm em que é preciso combater os “inimigos” em todos campos, o tempo todo. Fenômenos conspiracionistas pairam desde sempre em nossa atmosfera e pode ser expressa, no Brasil do último século, através da Ditadura Civil-Militar, golpe dado sob o subterfúgio do suposto ataque comunista a que estávamos sujeitos. Hoje, no século XXI, temos vivo no âmago dos grupos conservadores o ideário da conspiração que culminaria em uma Ditadura Gay-Comunista, cujo esforço concentra-se na destruição da “família tradicional brasileira”, do cidadão brasileiro “ideal”. A vivência da crise democrática, por sua vez, é uma realidade experienciada por diversos países, incluindo o Brasil, onde o golpe de 2016 e a eleição de Jair Messias Bolsonaro são exemplos da suspensão de nossa jovem e frágil democracia. Utilizando autores como Fernando de Araújo Penna, Michel Apple, Hannah Arendt, entre outros, o objetivo do presente trabalho é analisar uma das expressões antidemocráticas, anti-intelectual e reacionária do Brasil contemporâneo: o Movimento Escola Sem Partido (MESP). O texto está dividido em três momentos onde, primeiramente, é traçada uma linha histórica do Escola Sem Partido (ESP) desde sua criação em 2004 até os dias atuais. Seguindo, procura-se conhecer os agentes políticos e sociais que estão por detrás deste fenômeno, em especial, grupos neoliberais e neoconservadores, analisando-os sob a ótica reacionária e analisando suas visões de mundo e de educação. Por fim discorre-se acerca das pautas liberais e conservadores que são salvaguardadas através do ESP. Conclui-se que o ESP é o ponto de convergência de pautas neoliberais e neoconservadoras, encontro este facilitado pelas das redes sociais, utilizada, neste caso, como poderosa ferramenta anti-intelectual e reacionária.
Abstract/Resumen: The heritage of 20th century totalitarian regimes is the normalization of barbarism and the distrust of new democratic regimes, It’s Hobsbawm’s idea of “Total War” in which you have to fight “enemies” in every field, all the time. Conspiracy phenomena have always hovered in our atmosphere and can be expressed, in last century’s Brazil, through the Civil-Military Dictatorship, a coup given under the subterfuge of a supposed communist attack. Today, in the 21st century, we have alive in the core of conservations groups the ideas of conspiracy that would culminate in a Gay-Communist Dictatorship, whose efforts are focused on the destruction of the “traditional Brazilian family”, of the “ideal” Brazilian citizen. The experience of the democratic crisis, in turn, is a reality experienced by several countries, including Brazil, where the 2016 coup and the election of Jair Messias Bolsonaro, are examples of the suspension of the young and fragile democracy. Using authors such as Fernando de Araújo Penna, Michel Apple, Hannah Arendt, among others, the aim of this paper is to analyze one of the anti-democratic, anti-intellectual and reactionary expressions of the contemporary Brazil: the Escola Sem Partido Movement (MESP). The text is divided into three moments where, first, a historical line of the Escola Sem Partido (ESP) is drawn from its creation in 2004 to the present days. Next, we seek to know the political and social agents behind this phenomenon, in particular neoliberal, political and social agents behind this phenomenon, in particular neoliberal and neoconservative groups, analyzing them from a reactionary perspective and analyzing their views of the word and education. Finally, it discusses the liberal and conservative agendas that are safeguarded through the ESP. It is concluded that the ESP is the point of convergence pf neoliberal and neoconservative agendas, a meeting facilitated by social networks used, in this case, as a powerful anti-intellectual and reactionary tool.
Palavras-chave: Escola sem partido
Neoliberalismo
Política
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5589
Data do documento: 13-Out-2021
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