Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5618
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Monteiro, Felipe Mattos-
dc.creatorPrestes, Tiago-
dc.date2021-
dc.date.accessioned2022-06-20T19:01:58Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-06-20T19:01:58Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5618-
dc.description.abstractThe International Student Assessment Program (Pisa) aims to assess the educational skills and competences of students aged between 15 and 16 years. In other words, Pisa assesses skills and competences at the end of their basic education, checking the level of preparation of young people for the contemporary world and the efficiency of educational education systems compared to other participating countries, as it allows Brazil to assess knowledge and student skills contrasted with student performance results from the 37 OECD (Organization for Economic Co-operation and Development) member countries, plus 42 partner countries/economies. The Pisa assessments take place every three years and comprise three main areas of knowledge: Science, Reading and Mathematics, in addition to these, the program assesses so-called innovative domains, such as Financial Literacy and Global Competence. This work has as main objective to evaluate how violence affects the student's school performance. This discussion is relevant since we treat violence in its different concepts, from symbolic violence (swearing, prejudiced dissemination and exclusion) to physical violence, which can directly impact the quality of the educational system. We work here, dependent and independent variables from the PISA database. As it is a quantitatively based work, we will process and analyze the data using the PSPP free software. We found evidence that variables such as economic, social and cultural status, school discrimination environment, failure and gender have direct implications for students' academic performance. This discussion is relevant since violence can induce some types of behavior of educational agents that go against the goals of improving the quality of education and increasing school attendance. The relationship between violence and school performance is structured around two aspects. In the first, the theoretical analysis regarding the concept of school violence, and the second concerns the quantitative database. One of the consequences of the violent situation entering schools is the reduction of demands, on the part of principals and teachers, in the learning process. The other problem is that students may find it difficult to concentrate on their studies. This difficulty, if extended to a certain point, can lead students to repeat grades or even drop out of school.pt_BR
dc.description.resumoO Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), tem como objetivo avaliar as habilidades e competências educacionais de estudantes na faixa etária entre 15 e 16 anos. Ou seja, o Pisa avalia as habilidades e competências ao final de sua escolarização básica, verificando o nível de preparação dos jovens para o mundo contemporâneo e a eficiência dos sistemas educacionais de ensino comparados com os demais países participantes, pois permite ao Brasil aferir conhecimentos e habilidades dos estudantes contrastando com resultados do desempenho de estudantes dos 37 países-membros da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) , além de 42 países/economias parceiras. As avaliações do Pisa ocorrem em um período a cada três anos e compreendem três principais esferas do conhecimento: Ciências, Leitura e Matemática, além dessas, o programa avalia domínios chamados inovadores, como o Letramento Financeiro e Competência Global. Este trabalho tem como objetivo principal avaliar como a violência afeta o desempenho escolar do estudante. Essa discussão é relevante uma vez que tratamos a violência em seus diferentes conceitos, desde a violência simbólica (xingamentos, disseminações preconceituosas e exclusão) e a violência física, que podem impactar diretamente na qualidade do sistema educacional. Trabalhamos aqui, variáveis dependentes e independentes a partir do banco de dados do PISA. Por tratar de um trabalho de base quantitativa, faremos o tratamento e análises dos dados utilizando o software livre PSPP. Encontramos evidências de que variáveis como status econômico, social e cultural, ambiente de discriminação escolar, reprovação e gênero tem implicações diretas no desempenho escolar dos estudantes. Essa discussão é relevante uma vez que a violência pode induzir alguns tipos de comportamento de agentes educacionais que vão contra os objetivos de melhoria da qualidade do ensino e do aumento da frequência escolar. A relação entre violência e desempenho escolar está estruturada em torno de duas vertentes. Na primeira, a análise teórica que diz respeito ao conceito de violência escolar, e a segunda diz respeito a base de dados quantitativos. Uma das consequências do quadro violento adentrar nas escolas é a redução das exigências, por parte dos diretores e professores, no processo de aprendizagem. O outro problema é que os estudantes podem apresentar dificuldades para se concentrar nos estudos. Dificuldade essa que, se estendida até um determinado ponto, pode levar os estudantes a repetição de série ou ate mesmo ao abandono da escola.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2022-06-14T13:01:24Z No. of bitstreams: 1 PRESTES.pdf: 1448507 bytes, checksum: 4aa6863f448cff449b6cb963ca8a42f8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-06-20T19:01:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PRESTES.pdf: 1448507 bytes, checksum: 4aa6863f448cff449b6cb963ca8a42f8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-20T19:01:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PRESTES.pdf: 1448507 bytes, checksum: 4aa6863f448cff449b6cb963ca8a42f8 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sulpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.titleNo meio do caminho tinha uma escola: implicações da estrutura violenta no desempenho escolar dos estudantespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PRESTES.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.