Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5636
Tipo: Monografia
Título: Educação permanente em saúde e suas repercussões no manejo da parada cardiorrespiratória: uma revisão integrativa da literatura
Autor(es): Boeno, Mateus Guilherme
Primeiro Orientador: Maestri, Eleine
Primeiro membro da banca: Massaroli, Aline
Segundo membro da banca: Haag, Fabiana
Resumo: A Parada Cardiorrespiratória (PCR), caracteriza-se por ausência de movimentos cardíacos, extinção de circulação e, ausência de respiração ou respiração agônica, gerando assim a inconsciência do paciente justificando a ausência de pulso e movimentos respiratórios. Sendo o evento extremo de complicações orgânicas, a PCR necessita de rápida intervenção, tendo em vista, seu potencial risco de hipóxia a órgãos nobres. Instrumentos de ensino que favoreçam a construção e solidificação do conhecimento dos profissionais, possibilitado através da Educação Permanente (EP), se mostram fundamentais na efetivação do cuidado e da assistência. Objetivo: Identificar na literatura práticas de educação permanente em saúde para enfermeiros relacionadas a Parada Cardiorrespiratória e Reanimação cardiopulmonar. Método: se trata de uma revisão integrativa da literatura científica, se destina em analisar sistematicamente pesquisas existentes com questão ou tema delimitado, que auxilia no aprofundamento acerca do tema investigado. Utilizado a estratégia PICO para delinear o presente estudo. No intuito de possibilitar o presente estudo, 6 etapas foram realizadas, sendo a 6°, apresentação da revisão integrativa. Ainda as bases de dados utilizadas foram: National Library of Medicine (Medicine ― MEDLINE/PUBMED), Cumulative Index of Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Science Direct (Scopus), e Biblioteca Virtual em Saúde (BDENF). Resultados e Discussão: Levando em consideração o ano de publicação dos trabalhos incluídos, a distribuição se deu da seguinte forma: em 2015 um total de 25% (n=3), em 2016, 33,32% (n=4), em 2017 e em 2018 não foram incluídos estudos levando em consideração os critérios de inclusão e exclusão, em 2019, 8,33%(n=1), em 2020, 16,66% (n=2) e em 2021 16,66% (n=2). Após a leitura e análise dos artigos, categorias foram criadas: Categoria 1: Produção de ferramentas de EPS para profissionais de enfermagem acerca da PCR e RCP; Categoria 2: Fragilidades do conhecimento acerca da PCR e RCP pela equipe de enfermagem; Categoria 3: Influência da EPS relacionado a Parada Cardiorrespiratória para com a formação profissional em enfermagem. Dentre as publicações examinadas, a avaliação dos estudos identificou fragilidades da equipe de técnicos em enfermagem e enfermeiros em: Primeira ação a ser feita na RCP; a sequência do atendimento; Manuseio das vias aéreas em PCR; Indicação de desfibrilação baseada em ritmos cardíacos; Profundidade e frequência das compressões cardíacas e manuseio de drogas vasoativas (amiodarona e adrenalina). Conclusão: Considerando que a educação permanente é o que norteia o conhecimento adquirido pelo profissional enfermeiro, em consonância com a sua formação, nota-se que a EPS vem sendo utilizada como instrumento de construção de saberes, e reforça a importância da longitudinalidade da atualização profissional. Portanto, observou-se que as práticas educativas realizadas com os enfermeiros, por vezes são instituídas no intuito de quantificar o saber fazer ou não, e deixado de lado a essência da EPS.
Abstract/Resumen: Cardiopulmonary arrest (CPA) is characterized by the absence of cardiac movements, extinction of circulation and absence of breathing or agonizing breathing, thus generating the patient's unconsciousness, justifying the absence of pulse and respiratory movements. Being the extreme event of organic complications, CRP requires rapid intervention, in view of its potential risk of hypoxia to noble organs. Teaching instruments that favor the construction and solidification of the professionals' knowledge, made possible through Permanent Education (PE), are fundamental in the effectiveness of care and assistance. Objective: To identify in the literature practices of continuing education in health for nurses related to Cardiopulmonary Arrest and Cardiopulmonary Resuscitation. Method: this is an integrative review of the scientific literature, it is intended to systematically analyze existing research with a delimited question or theme, which helps in the deepening of the investigated topic. The PICO strategy was used to design the present study. In order to enable the present study, 6 steps were carried out, the 6th being the presentation of the integrative review. The databases used were: National Library of Medicine (Medicine - MEDLINE/PUBMED), Cumulative Index of Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Science Direct (Scopus), and Virtual Health Library (BDENF). Results and Discussion: Taking into account the year of publication of the included works, the distribution was as follows: in 2015 a total of 25% (n=3), in 2016, 33.32% (n=4), in 2017 and in 2018 studies were not included taking into account the inclusion and exclusion criteria, in 2019, 8.33% (n=1), in 2020, 16.66% (n=2) and in 2021 16.66% (n=2 ). After reading and analyzing the articles, categories were created: Category 1: Production of EPS tools for nursing professionals about CPA and CPR; Category 2: Weaknesses of knowledge about CPA and CPR by the nursing team; Category 3: Influence of EPS related to Cardiorespiratory Arrest on professional training in nursing. Among the publications examined, the evaluation of the studies identified weaknesses in the team of nursing technicians and nurses in: First action to be taken in CPR; the sequence of care; Airway management in PCR; Indication of defibrillation based on heart rhythms; Depth and frequency of cardiac compressions and handling of vasoactive drugs (amiodarone and adrenaline). Conclusion: Considering that continuing education is what guides the knowledge acquired by the professional nurse, in line with their training, it is noted that the EPS has been used as a tool for building knowledge, and reinforces the importance of the longitudinality of professional updating . Therefore, it was observed that the educational practices carried out with nurses are sometimes instituted in order to quantify the know-how or not, leaving aside the essence of EPS.
Palavras-chave: Tratamento de emergência
Massagem cardíaca
Ressucitação cardiopulmonar
Parada cardiorrespiratória
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5636
Data do documento: 22-Fev-2022
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOENO.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.