Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5649
Tipo: Monografia
Título: Música como tecnologia de cuidado para promover saúde em uma maternidade: percepções de gestantes, puérperas e seus acompanhantes
Autor(es): Marquesini, Tainá de Miranda
Primeiro Orientador: Zilio, Iasmim Cristina
Primeiro membro da banca: Lima, Jenae Barros de Souza
Segundo membro da banca: Schmalfuss, Joice Moreira
Terceiro membro da banca: Rosa, Odila Miglioerini
Resumo: A vivência de hospitalização se apresenta, muitas vezes, como algo angustiante e estressante, até mesmo em um setor de maternidade, onde a carga afetiva costuma ser positiva. Assim, ações de promoção da saúde se fazem necessárias para amenizar esses sentimentos de ansiedade, medo e tristeza, sendo a música uma excelente ferramenta para isso. Nessa perspectiva, este estudo objetivou compreender as percepções de gestantes e puérperas hospitalizadas no setor da maternidade e seus acompanhantes quanto ao emprego da música como tecnologia de cuidado para promover saúde no hospital. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratório e descritivo, fundamentado nos pressupostos da promoção da saúde. Contou-se com a participação de sete gestantes e oito puérperas, e 14 acompanhantes do setor da maternidade do maior hospital do município de Chapecó, Santa Catarina. Para a coleta dos dados foi realizada uma entrevista com questões semiestruturadas, entre os meses de setembro de 2021 e fevereiro de 2022, identificando os participantes com codinomes. Os dados foram analisados por meio da análise temática de conteúdo, emergindo quatro categorias para discussão: caracterização dos participantes; vivências no processo de hospitalização; promoção da saúde frente ao processo de hospitalização; e música como um despertar de emoções e sentimentos, um caminho para a promoção da saúde. Como resultados da pesquisa, percebeu-se que para os participantes, a hospitalização configura-se como um período de muita ansiedade, angústia e tédio, além da sensação de restrição, juntamente com saudades de casa e de familiares. Os participantes demonstraram conhecimento quanto à relação de saúde em seu conceito ampliado, afirmando que a promoção da saúde, em especial a música, é uma importante estratégia para qualificar a vida dos indivíduos no ambiente hospitalar. Os participantes declararam que a música teve significados importantes no seu processo de hospitalização, reduzindo os sentimentos de ansiedade, proporcionando paz, distração e alegria, além de se configurar em um meio para promover a saúde. Por fim, por meio dos significados da música, incentiva-se o desenvolvimento de novos estudos, tanto para a área da Enfermagem quanto para as demais áreas, referentes à prática da música, assim como outras estratégias para promover a saúde no ambiente hospitalar.
Abstract/Resumen: The experience of hospitalization is often presented as something distressing and stressful, even in a maternity sector, where the affective load is usually positive. Thus, health promotion actions become similar for these feelings of anxiety, fear and sadness, with music being an excellent tool for this. This is understood as a perspective on the study of the importance of the hospital and its study on music as a care technology to promote health in the hospital. It was a qualitative, exploratory and descriptive research, based on health promotion research criteria. Seven pregnant women and eight postpartum women participated, and 14 companions from the maternity sector of the largest hospital in the municipality of Chapecó, Santa Catarina. For data collection, an interview was carried out with semi-structured questions, between the months of September 2021 and February 2022, identifying the participants with codenames. Data were analyzed by participant content, emerging four categories for discussion: characterization; experiences in the hospitalization process; health promotion in the face of the hospitalization process; and music as an awakening of emotions and feelings, a way to promote health. As-if-research, with the determination that for a period of a lot of anxiety, family anxiety and even beyond the restriction determination, with homesickness and the configuration results, with homesickness and the results. Health participants regarding knowledge, in relation to promotion in its expanded concept, states that promotion, especially music, is an important strategy to improve the lives of patients. Participants declare that music had important meanings, not distraction, their feelings of concern, hospital concern and joy, in addition to being a means to promote health. Finally, through the meanings of music, the development of studies is encouraged for a new area of health as for other areas, as well as the nursing environment to the practice of music, as well as other strategies to promote music.
Palavras-chave: Música
Promoção da saúde
Maternidade
Hospitalização
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5649
Data do documento: 8-Abr-2022
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARQUESINI.pdf455,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.