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Tipo: Monografia
Título: Universidade empreendedora: mapeamento das ações de educação empreendedora da Universidade Federal da Fronteira Sul
Autor(es): Arruda, Rivaldo de Almeida
Primeiro Orientador: Tosta, Humberto Tonani
Primeiro membro da banca: Labes, Emerson Moisés
Segundo membro da banca: Cassol, Alessandra
Resumo: Conforme as mudanças foram ocorrendo na sociedade no decorrer desses últimos 40 anos e com a insustentabilidade do neoliberalismo exploratório, o papel do empreendedorismo, principalmente nas universidades federais brasileiras, precisa ser revisto. Além disso, direcioná-lo para, além de trazer o desenvolvimento econômico regional e trazer também o desenvolvimento social sustentável, passa a ser papel das universidades públicas brasileiras. Portanto, discute-se de que forma as universidades podem fazer essa transferência de conhecimento e estimular a criação de negócios com grande valor intelectual agregado e que sejam social e regionalmente engajados. Esta pesquisa tem por objetivo analisar as ações promotoras da educação empreendedora na Universidade Federal da Fronteira Sul. A pesquisa realizada neste trabalho possui uma abordagem qualitativa, haja visto o objetivo de investigar as ações empreendedoras na Universidade Federal da Fronteira Sul, com um enfoque predominante de dados descritivos e exploratórios. Essa pesquisa é classificada como pesquisa exploratória e de campo. Por fim, esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas em fevereiro de 2022. Pôde-se observar um grande número de ações, bem como há diversos relatos sobre as transformações que a Educação Empreendedora tem causado dentro e fora da UFFS, como a atuação do Empreende UFFS, que já impactou mais de 6.000 pessoas. Além disso, foi identificado forte atuação no âmbito do ensino, com disciplinas em 30% dos cursos de graduação da UFFS, oito projetos de pesquisa e nove de extensão voltados à Educação Empreendedora, bem como diversos relatos de start-ups criadas por meio dessas ações que fomentam a Educação Empreendedora na UFFS. Percebe-se, desta forma, um cenário de construção e transformação cultural na Instituição estudada, visto que o empreendedorismo passa a ser ator de mudança e de melhoria acadêmica e social na UFFS e em sua região de atuação.
Abstract/Resumen: As changes have taken place in society over the last 40 years and with the unsustainability of exploratory neoliberalism, the role of entrepreneurship, especially in Brazilian federal universities, needs to be reviewed. In addition, directing it to bringing about regional economic development and also bringing about sustainable social development, becomes the role of Brazilian public universities. Therefore, it is discussed how universities can make this transfer of knowledge and stimulate the creation of businesses with great added intellectual value and that are socially and regionally engaged. This research aims to analyze the actions that promote entrepreneurial education at the Federal University of Fronteira Sul. The research carried out in this work has a qualitative approach, given the objective of investigating entrepreneurial actions at the Federal University of Fronteira Sul, with a predominant focus on descriptive and exploratory data. This research is classified as exploratory and field research. Finally, this research is characterized as a case study. Data collection took place through semi-structured interviews carried out in February 2022. A large number of actions could be observed, as well as several reports on the transformations that Entrepreneurial Education has caused inside and outside UFFS, such as the performance of Empreende UFFS, which has already impacted more than 6,000 people. In addition, a strong performance in the field of education was identified, with subjects in 30% of UFFS undergraduate courses, eight research projects and nine extension projects aimed at Entrepreneurial Education, as well as several reports of start-ups created through these actions. that promote Entrepreneurial Education at UFFS. In this way, a scenario of cultural construction and transformation can be seen in the institution studied, since entrepreneurship becomes an actor of change and academic and social improvement at UFFS and in its region of operation
Palavras-chave: Educação
Empreendedorismo
Cultura
Ensino superior
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5659
Data do documento: 29-Mar-2022
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