Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5671
Type: Monografia
Title: Proposta de planejamento estratégico para um posto de combustíveis da região Oeste de Santa Catarina
Author: Gregory, Ariana
First advisor: Mocellin, Ronei Arno
metadata.dc.contributor.referee1: Maia, Fabrício Simplicio
metadata.dc.contributor.referee2: Geremia, Fabiano
Resume: Em um ambiente de negócios volátil e muitas vezes incerto, o planejamento estratégico é essencial para o bom desempenho das organizações. É através do planejamento estratégico que os gestores conseguem tomar decisões mais assertivas e fazer com que suas empresas alcancem seus objetivos. Sendo assim, este trabalho desenvolveu uma proposta de planejamento estratégico para a empresa “Posto de combustíveis nota 1000” utilizando as metodologias SWOT, do Balanced Scorecard e 5W2H. A abordagem da pesquisa possui cunho qualitativo, em relação aos seus objetivos, trata-se de uma pesquisa aplicada e descritiva. Quanto ao procedimento de coleta de dados, trata-se de um estudo de caso. No que se refere aos dados para realizar o estudo, os mesmos foram coletados através de um questionário semiestruturado o qual foi respondido pelos proprietários da empresa. A análise permitiu com que fosse definido o direcionamento e objetivos estratégicos da empresa, metas, indicadores de gestão e planos de ação detalhados os quais visaram aprimorar a gestão estratégica e melhorar a atual situação em que a organização se encontra.
Abstract: In a volatile and uncertain business environment, strategic planning is essential to a company's good performance. Strategic planning allows managers to make assertive decisions and make companies achieve their objectives. Therefore, this study developed a strategic plan to the “Posto de combustíveis nota 1000” on the basis of SWOT, Balanced Scorecard methodology combined with 5W2H methodology. The research approach is classified as qualified, in relation to his objectives, it is configured like applied and descriptive research. About the data collection procedure concerned with a case study. In relation to studies data, they were collected through a structured questionnaire with the company’s owners. The analysis allows with that the strategic direction, strategic objectives, goals, managament indicators and detail action plans has been defined which aimed improve the strategic managament and improve the current situation which the company lives.
Keywords: Planejamento estratégico
Modelo de negócios
Administração
Posto de combustíveis
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5671
Issue Date: 29-Mar-2022
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GREGORY.pdf1.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.