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Type: Monografia
Título : Análise da qualidade do atendimento de uma empresa de representação comercial de Chapecó-SC
Author: Peron, Alexandre
First advisor: Mocellin, Ronei Arno
metadata.dc.contributor.referee1: Visioli, Luiz Jardel
metadata.dc.contributor.referee2: Geremia, Fabiano
Resume: Para atender as necessidades de seus clientes, as empresas devem buscar diferenciais competitivos para não perder seus clientes a concorrência. A qualidade do atendimento prestado ao cliente é um dos diferenciais que possui extrema importância e um fator determinante para a fidelização do cliente. A função destaque do representante comercial é vender, entretanto ele possui outras funções como manter um bom relacionamento com seus clientes, diante disso, o vendedor além de possuir um vasto conhecimento sobre o produto que está vendendo, é importante que ele saiba tratar o cliente de forma adequada e sanar todas suas dúvidas referentes ao produto vendido. Deste modo, este estudo tem como objetivo analisar a qualidade de atendimento prestado pela representação comercial de abastecimento de ferro localizada em ChapecóSC, com o intuito de identificar possíveis falhas em relação ao atendimento e determinar alternativas para o que o atendimento seja adequado. Para a produção deste estudo foi realizado uma pesquisa de campo e aplicado um questionário de 9 perguntas direcionado via email aos clientes ativos da empresa para avaliação da qualidade do atendimento prestado pela empresa de representação comercial. Os dados obtidos foram submetidos a análise qualitativa e explanados através de gráficos relacionandoos com o referencial teórico obtido através de pesquisas de modo integral em artigos, publicações de fontes confiáveis, livros, revistas e matérias sobre gerenciamento de relacionamento com o cliente, gestão de atendimento, motivação e consumidores. Os resultados da pesquisa permitiram verificar que a empresa apresenta resultados entre ótimo e satisfatório sobre a qualidade de atendimento, explanando um grau “menor” em relação a sanar dúvidas, empatia e tempo de repostas para obtenção de informação sobre produto, diante disto, foi proposto possíveis melhorias para obtenção de um nível “ótimo” para estas questões.
Resumen : To meet the needs of their customers, companies must seek competitive differentials in order not to lose their customers to the competition and the quality of customer service is one of the differentials that have extreme importance and a determining factor for customer loyalty. The main function of the sales representative is to sell, however, he/she has other functions such as maintaining a good relationship with his/her customers. Therefore, in addition to having vast knowledge about the product he/she is selling, it is important that he/she knows how to treat the customer properly and answer all their questions about the product being sold. Thus, this study aims to analyze the quality of care provided by the commercial representation of iron supply located in ChapecóSC, in order to identify possible failures in relation to service and determine alternatives for the service to be adequate. To produce this study field research was applied a 9question questionnaire directed by email to active customers of the company to evaluate the quality of care provided by the commercial representation company. The data obtained were submitted to qualitative analysis and explained through graphics relating them to the theoretical reference obtained through comprehensive research in articles, publications from reliable sources, books, magazines, and articles on customer relationship management, customer service management, motivation, and consumers. The results of the research allowed us to verify that the company presents results between excellent and satisfactory about the quality of care, explaining a “low” degree in relation to answering questions and response time for obtaining information about the product, in view of this, possible improvements were proposed to obtain an "excellent" level for these issues.
Palabras clave : Qualidade
Atendimento
Cliente
Vender
Administração de serviços
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5673
Fecha de publicación : 31-mar-2022
Aparece en las colecciones: Administração

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