Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5679
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Hammel, Ana Cristina-
dc.creatorFerreira, Ana Vanderlize-
dc.date2021-
dc.date.accessioned2022-07-05T14:27:20Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-07-05T14:27:20Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5679-
dc.description.abstractThe present work sought to analyze the construction of school planning in the area of Natural Sciences and Mathematics at the Itinerante Herdeiros do Saber School. When talking about the Itinerant school, it is necessary to have a special look towards planning, which is an instrument that organizes the teacher's pedagogical practice and that allows him a methodological organization of the content to be developed in the classroom. The act of planning is a necessity for the development of students, and that without this organizational tool, learning objectives may lose their meaning. The school is organized in Human Formation Cycles, which seeks to break with traditional serial schools, especially in terms of exchanges, or exchange value (note) for use value (knowledge). The challenge of building an education that takes into account the interest of the public served, in this case of the landless peasants, implies facing challenges posed daily. The first challenge is, in fact, to consider an articulated teaching that can cope with the complexity of today and human formation in the midst of the advancement of increasingly exclusive educational policies, reflecting the current stage of capitalism 2020, it is worth considering that the school routine was affected by the Covid 19 pandemic that removed teachers and students from schools and forced them to reinvent themselves during this period, profoundly affecting the relationships between school subjects and the teaching-learning process and also the development of this research.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho analisa a construção do planejamento escolar da Área das Ciências da Natureza e Matemática na Escola Itinerante Herdeiros do Saber. Ao falar da Escola Itinerante, é necessário ter um olhar especial voltado ao planejamento, que é um instrumento que organiza a prática pedagógica do professor e que possibilita a ele uma organização metodológica do conteúdo a ser desenvolvido em sala de aula. O ato de planejar é uma necessidade para o desenvolvimento dos estudantes, e que sem esta ferramenta de organização, os objetivos de aprendizagem podem perder o sentido. A escola está organizada em Ciclos de Formação Humana, a qual tem uma proposta educativa que avança em relação às práticas pedagógicas construídas nas escolas tradicionais seriadas, sobretudo nas perspectivas das trocas, ou valor de troca (nota) pelo valor de uso (conhecimento). Neste sentido o objetivo central da pesquisa foi sistematizar como ocorre planejamento na Área das Ciências da Natureza e Matemática, e assim mapear possibilidade de avanços em relação a construção disciplinar experimentada pela maioria das escolas públicas paranaenses, bem como entender como o planejamento dessa Área responde e contribui ao anseio do público atingido. O desafio de construir uma educação que considere o interesse do público atendido, nesse caso dos camponeses Sem Terra implica em enfrentar desafios postos cotidianamente. O primeiro desafio é de fato considerar um ensino articulado que possa dar conta da complexidade da atualidade e da formação humana em meio ao avanço de políticas educacionais cada vez mais excludentes, reflexo do atual estágio do capitalismo 2020, vale considerar ainda que o cotidiano escolar foi atingido pela pandemia da Covid 19 que afastou professores e estudantes das escolas e obrigou a se reinventarem nesse período afetando profundamente as relações entre os sujeitos da escola e o processo de ensino-aprendizagem e também o desenvolvimento dessa pesquisa. Reconhecendo os limites do trabalho foi possível mapear como o planejamento é desenvolvido na Área das Ciências da Natureza e Matemática e como avança no sentido de superar o ensino desconectado da realidade dos estudantes, outro ponto forte apontado pela pesquisa foi a importância das trocas entre os docentes e do trabalho coletivo, esses avanços se dão em meio a inúmeros limites e negligências do poder público e da resistência de educadores conforme explicitado no trabalho.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2022-07-01T16:40:40Z No. of bitstreams: 1 LIMA.pdf: 1096981 bytes, checksum: e75301b73af14c48d498f69e87a177ab (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-07-05T14:27:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LIMA.pdf: 1096981 bytes, checksum: e75301b73af14c48d498f69e87a177ab (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-05T14:27:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LIMA.pdf: 1096981 bytes, checksum: e75301b73af14c48d498f69e87a177ab (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sulpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectEscola itinerantept_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titlePlanejamento escolar das ciências da natureza e matemática: um olhar sobre a escola itinerante Herdeiros do Saberpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.