Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5684
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Associações entre pressão arterial, parâmetros oxidativos, antropométricos e de perfil lipídico em mulheres hipertensas
Autor(es): Almeida, Angélica de
Ambrosi, Pedro Augusto Cavagni
Primeiro Orientador: Cardoso, Andréia Machado
Resumo: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) atinge mais de 1 bilhão de pessoas no mundo, e sabese que fatores antropométricos como o índice de massa corporal (IMC), além de alterações no perfil lipídico são importantes na progressão da HAS. Além disso, algumas evidências apontam que o estresse oxidativo (EO) também pode ter um papel importante no desenvolvimento da doença. Com base nisso, esse trabalho busca avaliar parâmetros antropométricos, oxidativos e de perfil lipídico em mulheres hipertensas, verificar possíveis correlações entre estes e o desenvolvimento e progressão da HAS e do EO, além investigar as classes de medicamentos anti-hipertensivos utilizados pelas pacientes. Participaram do estudo 154 mulheres, com idades entre 45 e 68 anos, sendo 81 para o grupo hipertenso, todas em tratamento para HAS, e 73 para o grupo normotenso. Para avaliação dos parâmetros de estresse oxidativo, foram mensuradas a atividade das enzimas superóxido dismutase (SOD), catalase (CAT), glutationa S-transferase (GSTs), os níveis de vitamina C, grupamentos SH não-proteicos (NPSH), espécies reativas de oxigênio (EROS), substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico (TBARS) e carbonilação proteica. Foram mensurados colesterol total, colesterol de alta densidade (HDL), colesterol de baixa densidade (LDL) e triglicerídeos para a análise do perfil lipídico. Para a obtenção de dados antropométricos foram mensurados estatura total, peso corporal, índice de massa corporal (IMC) e porcentagem de gordura corporal. Os dados foram analisados estatisticamente por meio de teste t de student. As correlações foram realizadas por meio do teste de correlação de Pearson. As mulheres hipertensas apresentaram maior massa corporal, porcentagem de gordura, IMC, além de quantidades mais elevadas de colesterol total, LDL e triglicerídeos e inferiores de HDL, quando comparadas às normotensas. Os antioxidantes enzimáticos GSTs, SOD e CAT e não enzimáticos vitamina C e NPSH mostraram-se diminuídos nas mulheres hipertensas quando comparadas às normotensas, enquanto parâmetros de dano oxidativo estavam maiores nas hipertensas. Foram estabelecidas correlações positivas, em mulheres hipertensas, entre: pressão arterial sistêmica (PAS) e TBARS, PAS e EROS, PAS e LDL, PAS e triglicerídeos, LDL e TBARS, triglicerídeos e TBARS, triglicerídeos e EROS, e triglicerídeos e GST, além de correlações positivas, em mulheres normotensas entre PAS e LDL e triglicerídeos e TBARS. Correlações negativas foram estabelecidas entre PAS e NPSH, LDL e NPSH, e triglicerídeos e NPSH em mulheres hipertensas, além de triglicerídeos e NPSH em mulheres normotensas. Os resultados sugerem que o estresse oxidativo, perfil lipídico, percentual de gordura corporal, efeitos de medicamentos utilizados e a própria PA interagem entre si, sendo potenciais agentes na progressão da HAS e no aumento do dano oxidativo.
Palavras-chave: Hipertensão arterial sistêmica
Estresse oxidativo
Perfil lipídico
Parâmetros hemodinâmicos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5684
Data do documento: 28-Out-2020
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALMEIDA.pdf925,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.