Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5696
Type: | Artigo Cientifico |
Título : | Crianças pequenas x telas e dispositivos eletrônicos: um debate a partir de matérias da Revista Crescer |
Author: | Bavaresco, Tainara Paula Bavaresco, Tania Mara |
First advisor: | Gräff, Patrícia |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Moraes, Elise Helene Moutinho Bernardo de |
Resume: | O artigo tem como objetivo compreender e problematizar a discussão sobre a exposição de crianças pequenas a telas, tomando como artefato a Revista Crescer online, a partir da análise de matérias sobre o tema, apoiada por meio de uma revisão bibliográfica dos Estudos Culturais e Estudos da Infância. Para tanto, a metodologia adotada foi a Análise de Conteúdo, elaborada por Bardin (1977). Por meio do posicionamento e dos argumentos das matérias sobre a exposição de telas, foram construídas quatro categorias para a análise: “luminosidade”, “linguagem”, “corporeidade” e “rendimento escolar”, a partir de 25 matérias selecionadas, publicadas nos anos de 2014 a 2020. A pesquisa tem como finalidade contribuir com o debate nas escolas infantis, que pretendem auxiliar suas práticas pedagógicas, por meio da construção de uma argumentação sólida, a favor ou contra o uso de telas eletrônicas e tecnologias digitais |
Palabras clave : | Mídia eletrônica Tecnologia Crianças Ensino e aprendizagem |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5696 |
Fecha de publicación : | 2-oct-2020 |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
BAVARESCO.pdf | 415,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.