Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5710
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andrioli, Liria Ângela-
dc.creatorGonçalves, Ana Lice-
dc.date2022-
dc.date.accessioned2022-07-08T16:52:37Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-07-08T16:52:37Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5710-
dc.description.abstractThis work aims to understand the influence of higher education on the autonomy of Kaingang women from the Indigenous Land of Mangueirinha, Passo Liso village, municipality of Chopinzinho/PR. The intention was to verify whether higher education helps to overcome limitations and stereotypes and to achieve autonomy, so that women can occupy positions and have greater participation in village decisions. The methodology used was qualitative in nature, with seven (7) semi-structured interviews. It was also a case study. In this sense, the first chapter will contextualize the Passo Liso village and the Indigenous Land of Mangueirinha. Next, we will delve into the concepts of autonomy, indigenous women, higher education, and culture. Finally, the third chapter presents the empirical research and the reflections about the construction of autonomy based on the university education of the women of the aforementioned Indigenous Land.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo compreender a influência da educação superior na autonomia das mulheres Kaingang da Terra Indígena de Mangueirinha, Aldeia Passo Liso, município de Chopinzinho/PR. A intenção foi verificar se a formação em curso superior ajuda a transpor limitações e estereótipos e a alcançar a autonomia, para que as mulheres passam a ocupar funções e ter maior participação nas decisões nas aldeias. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, com a realização de 7 (sete) entrevistas semiestruturadas. Também se configurou como um estudo de caso. Nesse sentido, no primeiro capítulo contextualizaremos a Aldeia Passo Liso e a Terra Indígena de Mangueirinha. Em seguida, aprofundar-se-á os conceitos de autonomia, mulher indígena, educação superior e cultura. Por fim, o terceiro capítulo traz a pesquisa empírica e as reflexões acerca da construção da autonomia a partir da formação na universidade das mulheres da Terra Indígena supra citada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2022-07-08T11:46:42Z No. of bitstreams: 1 GONÇALVES.pdf: 1583375 bytes, checksum: 68716240edc9cf63600ed1bb18dafb3e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-07-08T16:52:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GONÇALVES.pdf: 1583375 bytes, checksum: 68716240edc9cf63600ed1bb18dafb3e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-08T16:52:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GONÇALVES.pdf: 1583375 bytes, checksum: 68716240edc9cf63600ed1bb18dafb3e (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sulpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulheres indígenaspt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectIndependência (Personalidade)pt_BR
dc.subjectTerra indígenapt_BR
dc.titleEducação superior e a autonomia das mulheres: um estudo de caso da terra indígena de Mangueirinhapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Educação do Campo - Ciências Sociais e Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GONÇALVES.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.