Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5710
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Andrioli, Liria Ângela | - |
dc.creator | Gonçalves, Ana Lice | - |
dc.date | 2022 | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-08T16:52:37Z | - |
dc.date.available | 2022 | - |
dc.date.available | 2022-07-08T16:52:37Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5710 | - |
dc.description.abstract | This work aims to understand the influence of higher education on the autonomy of Kaingang women from the Indigenous Land of Mangueirinha, Passo Liso village, municipality of Chopinzinho/PR. The intention was to verify whether higher education helps to overcome limitations and stereotypes and to achieve autonomy, so that women can occupy positions and have greater participation in village decisions. The methodology used was qualitative in nature, with seven (7) semi-structured interviews. It was also a case study. In this sense, the first chapter will contextualize the Passo Liso village and the Indigenous Land of Mangueirinha. Next, we will delve into the concepts of autonomy, indigenous women, higher education, and culture. Finally, the third chapter presents the empirical research and the reflections about the construction of autonomy based on the university education of the women of the aforementioned Indigenous Land. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo compreender a influência da educação superior na autonomia das mulheres Kaingang da Terra Indígena de Mangueirinha, Aldeia Passo Liso, município de Chopinzinho/PR. A intenção foi verificar se a formação em curso superior ajuda a transpor limitações e estereótipos e a alcançar a autonomia, para que as mulheres passam a ocupar funções e ter maior participação nas decisões nas aldeias. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, com a realização de 7 (sete) entrevistas semiestruturadas. Também se configurou como um estudo de caso. Nesse sentido, no primeiro capítulo contextualizaremos a Aldeia Passo Liso e a Terra Indígena de Mangueirinha. Em seguida, aprofundar-se-á os conceitos de autonomia, mulher indígena, educação superior e cultura. Por fim, o terceiro capítulo traz a pesquisa empírica e as reflexões acerca da construção da autonomia a partir da formação na universidade das mulheres da Terra Indígena supra citada. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2022-07-08T11:46:42Z No. of bitstreams: 1 GONÇALVES.pdf: 1583375 bytes, checksum: 68716240edc9cf63600ed1bb18dafb3e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-07-08T16:52:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GONÇALVES.pdf: 1583375 bytes, checksum: 68716240edc9cf63600ed1bb18dafb3e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-07-08T16:52:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GONÇALVES.pdf: 1583375 bytes, checksum: 68716240edc9cf63600ed1bb18dafb3e (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Laranjeiras do Sul | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mulheres indígenas | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Independência (Personalidade) | pt_BR |
dc.subject | Terra indígena | pt_BR |
dc.title | Educação superior e a autonomia das mulheres: um estudo de caso da terra indígena de Mangueirinha | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Educação do Campo - Ciências Sociais e Humanas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
GONÇALVES.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.