Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5785
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Kist, Milton-
dc.contributor.referee1Reichert, Janice Teresinha-
dc.contributor.referee2Corá, Élsio José-
dc.creatorCenci, Danuza-
dc.date2021-12-10-
dc.date.accessioned2022-08-04T11:49:21Z-
dc.date.available2022-08-03-
dc.date.available2022-08-04T11:49:21Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5785-
dc.description.abstractIn this work, we present a systematic review of theses and dissertations contained in the Capes database, aiming to find and evaluate activities carried out in the classroom with Basic Education students, exploring concepts of Financial Education that used digital tools to assist in the teaching and learning process. The evaluation sought to identify the presence of the pillars of Computational Thinking in the activities and which were developed by the students during the resolution. The search in the Capes database identified thirty-three works that went through the initial systematic review protocol, resulting in six works for full reading. Of these six works, four were selected for analysis because they contained the object of interest of this research and in them it was found that the pillars, on which Computational Thinking is based: Decomposition, Pattern Recognition, Abstraction and Algorithm, were present and contributed to the strengthening and understanding of Financial Education concepts.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho apresentamos uma revisão sistemática de teses e dissertações contidas no banco de dados da Capes visando encontrar e avaliar atividades realizadas em sala de aula com estudantes da Educação Básica, explorando conceitos de Educação Financeira que utilizaram ferramentas digitais para auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação buscou identificar a presença dos pilares do Pensamento Computacional nas atividades e quais foram desenvolvidos pelos estudantes durante a resolução. A pesquisa no banco de dados da Capes identificou trinta e três trabalhos que passaram pelo protocolo inicial da revisão sistemática resultando em seis trabalhos para leitura na íntegra. Desses seis trabalhos, quatro foram selecionados para análise por conterem o objeto de interesse dessa pesquisa e neles constatou-se que os pilares, os quais se baseia o Pensamento Computacional: Decomposição, Reconhecimento de Padrões, Abstração e Algoritmo, estiveram presentes e contribuíram para o fortalecimento e compreensão de conceitos Educação Financeira.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-08-03T16:53:38Z No. of bitstreams: 1 CENCI.pdf: 724260 bytes, checksum: 12c5995b0db4a282eef02c119e0153b1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-08-04T11:49:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CENCI.pdf: 724260 bytes, checksum: 12c5995b0db4a282eef02c119e0153b1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-04T11:49:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CENCI.pdf: 724260 bytes, checksum: 12c5995b0db4a282eef02c119e0153b1 (MD5) Previous issue date: 2021-12-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.titleEducação financeira e presença dos pilares do pensamento computacional em atividades plugadas: uma revisão sistemática de literaturapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CENCI.pdf707,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.